Frio chega à região em uma fase de incertezas nas diversas áreas

Foto: Arquivo/GR

Sapiranga – O mês de julho chegou e com ele a queda nas temperaturas sempre tão aguardada pelo comércio. Esse ano, entretanto, os diversos segmentos da economia enfrentam uma situação bastante adversa com a pandemia do coronavírus no Estado. Não colocando somente a saúde pública em alerta, responsáveis por empresas e comércios também precisam encontrar medidas para deixar as contas em dia e assim não impulsionar os números de desemprego na região.

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sapiranga, o período de inverno costuma representar em um aumento nas vendas. “A expectativa do comércio e serviços, com a chegada do inverno era muito promissora com projeção de crescimento do setor para 2020. No entanto, mesmo com dias de baixa temperatura, o setor amarga um desempenho muito abaixo do esperado”, afirma a presidente da CDL de Sapiranga, Clarice Strassburger.

A dirigente afirma que mesmo diante o atual cenário, a CDL promove campanhas para auxiliar o associado e a cidade como um todo, a fim de estar preparada para a retomada das atividades após este período de recesso por conta da Covid-19. “A CDL Sapiranga acredita na força e no potencial dos associados e continuará a promover ações de incentivo ao desenvolvimento e crescimento do comércio. A entidade oferece gratuitamente cursos de capacitação para os lojistas em diversas áreas, faz campanhas de incentivo para a compra no comércio local e para conscientização do uso de máscaras e higienização”.

Comércio enfrenta desafios

O comércio também sofre as consequências da delicada situação que vive a sociedade com a pandemia. O que seria um período de vendas aquecidas agora é uma fase de desafios. “Muitas medidas foram tomadas para melhor segurança. A Benoit rapidamente instruiu seus colaboradores com treinamentos online, sobre todo o assunto coronavírus, higienização, distanciamento, formas de prevenção, sintomas. Pois quando a loja está aberta realmente as equipes têm que estar qualificadas para melhor atender o cliente, e com segurança”, destaca o gerente da Benoit de Sapiranga, Gabriel Fetter de Paula Nascente. Soluções também foram necessárias para os estabelecimentos que atuam com o carnê, uma forma de tornar o cliente mais próximo das lojas.

Alternativas

O gerente Gabriel explica alternativas encontradas. “No site das lojas Benoit, nosso cliente pode gerar seu próprio boleto, com CPF e data de nascimento, podendo pagar nas lotéricas ou apps no celular. Além de vender pelo site, agora conta com venda pelo WhatsApp, onde o cliente fala com o vendedor, paga o boleto e somente retira seu produto, diminuindo a necessidade de estar nas ruas”.

Contratempos no campo

No ano passado, a região encontrava um cenário diferente. Havia a falta de dias frios no começo do inverno. As temperaturas não caiam para o favorecimento de culturas comuns na estação mais fria do ano. Já o começo deste ano apresentou um sério cenário de estiagem. Agora, os volumes de chuva acima da média também podem configurar um contratempo. Outra situação também completamente inusitada e adotada diante a pandemia está a adoção de atendimentos por trabalho remoto de todos os escritórios da Emater a partir de instrução da Instituição. Dúvidas ou contados vem sendo feitos por ligação, whatsapp ou e-mail.