Fórum do Comdica em 18 de novembro deve definir gestão dos próximos anos

Fachada do Conselho Tutelar de Sapiranga Foto: Melissa Costa

Sapiranga – O Fórum de Entidades do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), que deve definir as instituições que irão representar o conselho na gestão 2020-2022, será realizado no próximo dia 18, ainda em novembro, às 9h, no Centro de Cultura Lúcio Fleck.

 

A atual presidente do Comdica, Ariane Pereira, avaliou os trabalhos da última gestão. “O objetivo desse ano é que nós tivéssemos mais recursos. Estamos com projetos já encaminhados e aprovados, e temos recursos que serão alcançados às instituições, que irão receber no ano de 2020. Da declaração de Imposto de Renda deste ano, também obtivemos um valor considerável, mesmo sendo poucas, algumas empresas fizeram doação. Ficaremos com valor em caixa. O objetivo sempre é alcançar o maior numero de instituições possíveis, para que alcancemos o maior número de projetos e, com isso, o maior número de pessoas. Tivemos reuniões com conselheiros, mas realmente esse ano tivemos alguns problemas em função da pandemia. Queríamos revisar o regulamento e a legislação do Comdica, tínhamos muitos planos, mas a pandemia nos prejudicou”, afirma.

 

Planejamento para o futuro do Comdica

Ariane também projetou o futuro do conselho. “Acredito que vamos dar continuidade ao trabalho, que já é bom, são bons projetos, as instituições são reconhecidas na cidade. Com certeza vai ser dado continuidade, temos um valor reservado e, com certeza, o objetivo é trazer mais empresas parceiras para dentro desse programa. Vai ter o fórum agora em novembro e, de repente, queremos fazer uma reunião em dezembo com os contadores e uma ano que vem. Muitas empresas que não têm conhecimento podem destinar parte do seu imposto para esse fundo. Do valor que declara do IR da empresa, uma porcentagem pode ir para o fundo. Temos projetos muito bons que atendem as crianças, como a APAE, a APADA, o Gondoleiros, da escolinha de futebol, projetos que atendem as crianças do município e que são fiscalizados pelo Comdica. Temos membros da sociedade civil, que são representantes das instituições, da sociedade civil como um todo, do poder público também, é um conselho que vem para agregar em prol das crianças e dos idosos”, explica.