Fórum da Assembleia Legislativa trata da competitividade em tempos de pandemia

Estado – A competitividade em tempos de pandemia foi o principal assunto da 10ª reunião virtual do Fórum de Combate ao Colapso Social e Econômico, realizada na segunda-feira, 25, pela Assembleia Legislativa. O Fórum, que foi constituído há cerca de 2 meses, por iniciativa do deputado Ernani Polo junto com entidades do setor produtivo, tem o intuito de debater e buscar soluções para as dificuldades econômicas enfrentadas pelo Estado, causadas pela paralisação das empresas na pandemia do novo coronavírus.

O tema da competitividade foi abordado nesta edição, a partir de um estudo apresentado pelo CLP (Centro de Liderança Pública) que mostra o Rio Grande do Sul em sétimo lugar no ranking geral entre os Estados, com destaque para as áreas de inovação (2º lugar), sustentabilidade social (3º) e segurança pública (5º). A organização antecipou que o RS está em 20º lugar no ranking Covid-19, que leva em conta número de casos, ações efetivas de enfrentamento ao coronavírus e outros indicadores. Quanto mais distante da primeira posição, melhor.

Lançado em 2019, o ranking mostra desafios para o Rio Grande do Sul: em educação (11º lugar), sustentabilidade ambiental (12º), capital humano (15º), potencial de mercado (15º), infraestrutura (18º) e solidez fiscal (27º).

O gerente de Competitividade do CLP elogiou a Assembleia Legislativa pelo pioneirismo entre os Legislativos do país na escolha do tema da competitividade como marca de gestão e pela intenção de contribuir com o crescimento do Rio Grande do Sul.

Representante do governo do Estado na reunião, o secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal, lembrou que, desde o início do ano passado, o governador Eduardo Leite (PSDB) debateu com seu secretariado o uso de ferramentas para avaliar a competitividade, como o CLP, no sentido de buscar alternativas para enfrentar a crise. “É bom termos à mão vários instrumentos para medir os desafios que temos pela frente”, explicou.

Participaram da 10ª reunião deputados federais, estaduais, e representantes de entidades do setor produtivo gaúcho.