Formulário criado pelos vereadores de Sapiranga monitora queixas na saúde

Atendimento | Proposta busca direcionar reclamações dos moradores para Secretaria da Saúde, que investigará queixas

Sapiranga – Semanalmente, os vereadores recebem inúmeras queixas sobre atendimentos que deixaram a desejar nas unidades de saúde (UPA, Hospital, UBSs, ESFs e USE). Parte das reclamações, porém, acabam reveladas na internet ou oralmente, sem registro oficial das deficiências ocorridas nos atendimentos prestados por médicos, enfermeiros ou de técnicos da área. Na tentativa de criar um documento para que os cidadãos possam registrar a queixa ou sugestão sobre o atendimento prestado, a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores criou um Relatório de Atendimento.

Leonardo Braga (PSDB), entusiasta da proposta e membro da Comissão, explica que a ideia, está em funcionamento desde junho, recebeu cerca de seis notificações e têm gerado uma troca de informações em torno das situações que geraram insatisfação. “Recebemos cerca de seis reclamações e obtivemos retornos/respostas da Secretaria de Saúde em todas as oportunidades. Nossa intenção não é de afastar profissionais. É, sim, apurar casos controversos de forma administrativa”, explica.

Para a vereadora e presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, Olivia Steigleder (PP) ainda existe um pouco de resistência da população em formalizar as queixas por escrito. “As pessoas colocam os problemas, mas na hora de fazer o registro ficam com medo”, avalia Olivia.

Entre as reclamações mais recorrentes observadas por Olivia e Leonardo está o tempo de atendimento.

Como proceder para formalizar a reclamação

Existem diferentes formas de registrar a reclamação: a primeira delas é procurar a própria Secretaria de Saúde (ao lado do Hospital), a segunda é através da Comissão de Saúde (através dos vereadores Leonardo Braga, Olivia Steigleder e Alessandro Mello) e a terceira forma é através do próprio formulário disponibilizado pela Secretaria de Saúde nas unidades de atendimento. Também é possível registrar queixas pelo site da Prefeitura ou pelo e-mail: saude@saude.sapiranga.rs.gov.br.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664