Fisioterapia tem semana acadêmica voltada à saúde da mulher na Faccat

O trabalho da Doula, através da profissional Tássia, foi um dos temas abordados na semana Foto: Divulgação

Região – A II Semana Acadêmica do curso de Fisioterapia das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) ocorreu nesta terça e quarta-feira com a conferência Gestão de Alto Risco. Neste ano, a temática foi “Fisioterapia na saúde da mulher: a importância da promoção de prevenção à nível individual e coletivo”.

 

De acordo com a coordenadora do curso de Fisioterapia, Ana Melissa Mallmann, a principal finalidade desta interação é estimular aos discentes e aos profissionais inscritos, atualização científica na área da Fisioterapia, além comemorar o Dia do Fisioterapeuta, que ocorreu no dia 13 de outubro. “A Fisioterapia na Saúde da Mulher é uma especialidade que cuida do ciclo feminino, ou seja, vai da infância à terceira idade, passando pela gestação e pós-parto. São tantas mudanças no corpo e na mente da mulher, que é necessária uma atenção especial”, ressalta Ana Melissa. O evento contou com palestras e mesas redondas com profissionais qualificados e ocorreu via a plataforma Google Meet.

 

Uma das novidades será a apresentação cultural da exposição dos portfólios intitulados “A beleza do Processo de Envelhecimento”, construído pelos acadêmicos do componente curricular Fisioterapia na Saúde do Idoso.

Semana envolveu profissionais que abordaram diversas áreas no tema escolhido deste ano

Os profissionais envolvidos na semana foram Bianca Manzan Reis (palestrante), Adriane Bertotto (palestrante), Joane Severo Ribeiro (meadiador), Thássia Castro (doula), Rodrigo Angellos (osteopatia), Déborah Corrêa (diástase abdominal), Lia Mara Wibelinger (fibromialgia), Melissa Braz (sexualidade/ca mama) e Rodrigo Daronch (osteopenia, osteoporose e osteoartrose).

Doula, acompanhamento à gestante

A fisioterapeuta e doula, Tássia Castro, foi uma das palestrantes da Semana Acadêmica. Ela abordou a função da doula no acompanhamento da gestante. “Sou fisioterapeuta e fiz o curso de doula. Desde o final da faculdade, em 2014, já comecei na área da fisioterapia pélvica e uroginecológica. Fiz a pós e, há dois anos, me especializei a obstetrícia”, conta ela, que já acompanhava a gestante, mas passou a acompanhá-las nos partos após o curso de doula. “Preparamos as gestantes tanto para o parto normal quanto para a cesária. É preciso uma preparação, e ajuda para acelerar o trabalho de parto”. A doula auxilia no período da gestação, parto e também no pós-parto, sempre focando no bem-estar da mulher. “Neste período de pandemia, no parto, por exemplo, acompanhamos via remoto”.