Fisioterapia domiciliar para os pacientes acamados em Sapiranga

As salas de fisioterapia na USE continuam sendo a melhor forma de tratamento

Sapiranga –  Mais uma boa notícia para quem necessita do atendimento de fisioterapia pela rede pública de saúde. Foi anunciado, para início em outubro, o serviço de atendimento de fisioterapia à domicílio para pacientes acamados.

 

Para receber o atendimento, o familiar do paciente acamado deve procurar o Setor de Fisioterapia, junto à Unidade de Saúde Especializada – USE, solicitando avaliação do profissional. Um ponto muito importante é que este recurso é direcionado para o paciente que não tem nenhuma condição de se deslocar até a USE. É sabido que a maioria dos pacientes de fisioterapia possuem alguma dificuldade de locomoção, muitas delas ligada ao tratamento. Porém, por se tratar de um recurso bem específico, será direcionado para o paciente que não pode ser movido do leito, nem com a ajuda de terceiros ou de maca.
As sessões em casa, neste momento, serão realizadas nas quartas-feiras pela manhã, portanto, uma vez na semana. Com a indicação do profissional da área da saúde, os familiares passam a receber orientações para melhor manejo do paciente, reorganizando o convívio domiciliar. Esse será um recurso importante para que o tratamento avance e o paciente tenha maior qualidade de vida.

 

Condição extrema

A equipe de fisioterapia da USE reforça que esse tipo de atendimento se dá em uma condição extrema de imobilidade. A previsão é de que um rapaz que sofreu um acidente há mais de um ano e aguarda pelo atendimento fisioterápico, seja o primeiro paciente a ser beneficiado com este recurso. Cada caso será avaliado pelo profissional de fisioterapia e, em caso de evolução do quadro, o tratamento vai sendo direcionado para a sede da USE.

Tratamento com a estrutura adequada

Mesmo sendo um benefício importantíssimo para os pacientes acamados, a equipe de fisioterapeutas destaca que o tratamento realizado dentro do setor de fisioterapias da USE tem o aproveitamento mais efetivo. O local é equipado e adequado para a realização de exercícios e técnicas específicas.
“Estamos hoje com uma ótima estrutura e é o único setor de fisioterapias na região que consegue atender todo o fluxo, não temos fila de espera”, comenta a fisioterapeuta Taisa Pisoni.
A USE está passando por uma reforma que deve ainda ampliar o setor de fisioterapia, que hoje conta com seis profissionais e equipamentos como bicicletas ergométricas, jump, barra paralela, entre outros equipamentos, além de auxílio de carro adaptado para transporte de pacientes com dificuldades de locomoção.