Firjan divulga balanço do desenvolvimento local

Gestão fiscal | Índice mede receita, investimentos e gastos

Região – O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) 2016, divulgado pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), apresentou o desenvolvimento dos municípios nos aspectos de Receita Própria, Investimentos, Gastos com Pessoal, Liquidez e Custo da Dívida. Segundo o estudo, na classificação geral Campo Bom está em 1º lugar no ranking da região do Vale do Rio dos Sinos, se destacando também nos níveis estadual e nacional. Entre as cidades gaúchas Campo Bom pulou da posição 59ª em 2015 para a 20ª em 2016. Sapiranga caiu da posição 119º para a posição 211º. Araricá é a pior colocada na área do Jornal Repercussão: aparece na 402º entre 497 municípios gaúchos. “Ser a melhor cidade do Vale do Sinos, a 20ª melhor do RS entre mais de 400 e entre quase 5.000 cidades brasileiras, aparecermos em 159º lugar, é um resultado excelente para Campo Bom. Mostra que trabalhamos com equilíbrio, o que é um desafio para os gestores públicos levando em consideração a realidade econômica do país, onde até salários de servidores são pagos em parcelas devido ao endividamento e onde cada vez mais as prefeituras assumem responsabilidades que não são as suas”, avalia o prefeito Faisal Karam.

Secretária comenta

– Entre os indicadores, Campo Bom teve destaque em Receita Própria, garantindo o conceito A e a 12ª colocação no RS e a 120 ª no país. “Este é o reflexo da boa gestão e do engajamento da população nos projetos propostos pela Administração Municipal, como as campanhas IPTU Dá Sorte e de Anistia”, avalia a titular da Secretaria de Finanças, Fabiana Kellermann, destacando ainda que esse desempenho é resultado dos investimentos feitos na modernização e facilitação dos processos, como os avanços tecnológicos nos sistemas da implantação da nota fiscal eletrônica, por exemplo.

– No índice Receita Própria, Sapiranga evoluiu da posição 118º em 2014, para a 92º posição em 2015 (confira box acima Receita Própria). No quesito Investimento, Campo Bom saltou da posição 277º no RS para 92º. Neste aspecto, a maior alta foi de Araricá. Em 2014, o município aparecia na 341º posição, em 2015, na 69ª colocação.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664