Finalizadas as primeiras audiências da CPI que investiga mortes no Hospital Lauro Reus

Foto: Cássios Schaab

Campo Bom – Os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que apura os fatos ocorridos no Hospital Lauro Réus ainda em março, tiveram prosseguimento na tarde desta quarta-feira, 14 de abril, com audiências para ouvir testemunhas envolvidas no caso.

Esta foi a primeira outiva realizada pela comissão. Três pessoas, ligadas diretamente ao Hospital Lauro Reus foram interrogadas pela CPI. Além da diretora administrativa/financeira Melissa Fuhrmeister, também foram ouvidos os médicos Thiago Serafim, diretor técnico da instituição, e Carlos Felchilcher, médico plantonista na UTI da casa de saúde.

“Este momento de depoimentos é importante para tomarmos conhecimento dos fatos pelas pessoas que estiveram diretamente envolvidas no ocorrido”, explicou o vereador Jerri Moraes, presidente da CPI, ao final dos depoimentos. “Já temos previsão de novos depoimentos e pretendemos intensificar essas oitivas para que os trabalhos da comissão prossigam de uma forma ágil, porém com extrema responsabilidade, sem atropelar nenhuma etapa”, completou Jerri.

Na próxima semana, os trabalhos da CPI preveem novas oitivas para os dias 20 e 22 de abril. “O nosso objetivo é esclarecer os fatos, buscar uma explicação para o que ocorreu naquele dia”, finalizou Jerri. Instalada na sessão de 22 de março e com a primeira reunião realizada no dia 24, a CPI tem prazo de 90 dias para ser finalizada, com possiblidade de prorrogação por mais 30 dias.

Saiba mais

Conforme previsto no regimento interno da Câmara de Vereadores em seu artigo 54, as Comissões de Inquérito, deverão ouvir os acusados e poderão determinar diligências, inquirir testemunhas, requisitar informações, requerer a convocação de Secretários Municipais ou equivalentes, e praticar os atos indispensáveis para o esclarecimento dos fatos. A Comissão de Inquérito não poderá ter objetivos difusos, indeterminados, nem o de pretender uma devassa no Poder Executivo ou Legislativo. Os resultados dos trabalhos da Comissão de Inquérito constarão de relatório, propugnando pelo seu arquivamento, ou indicando o procedimento a ser adotado. Se a conclusão for pela edição de Projeto de Resolução, este será enviado ao Plenário com o resultado das investigações e o relatório. Ainda segundo o regimento, no mesmo artigo, será aplicado subsidiariamente às Comissões de Inquérito, no que couber, a norma da Legislação Civil e Penal. Caso tenha havido prática de delito penal, será encaminhado ao Ministério Público cópias do processo.

Entenda o caso

Na manhã da sexta-feira, 19 de março, problemas no sistema de abastecimento de oxigênio do Hospital Lauro Reus ocasionaram a falta do suprimento em diversos setores da casa de saúde e teriam sido um dos fatores que ocasionaram o óbito de seis pacientes que estavam internados em tratamento contra a covid-19. Conforme nota técnica divulgada pelo hospital, no período entre 08h10 e 08h40 da sexta-feira -26 pacientes estavam em ventilação mecânica na UTI e Emergência. Ainda segundo o informativo, não houve em momento algum falta de oxigênio aos pacientes, devido à rápida ação da equipe assistencial, que acionou imediatamente o Plano de Contingência – em decorrência de uma instabilidade na rede central de distribuição de oxigênio (O²) que durou aproximadamente 30 min.