FGTAS disponibiliza chat para acelerar serviços e auxiliar trabalhadores

Dúvidas sobre serviços podem ser saciadas Foto: Matheus de Oliveira

Por Lilian Moraes

Região – Pensando em facilitar o acesso dos trabalhadores aos serviços prestados pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) do Rio Grande do Sul, uma nova ferramenta está à disposição da população gaúcha: um chat para informações sobre dois serviços oferecidos, a intermediação de mão de obra e o seguro desemprego.

 

Bete Guerra, assessora de comunicação da fundação, explica que trabalhadores de todo o Estado poderão ter acesso à ferramenta e contextualiza como o FGTAS pensou o chat. “A ideia da ferramenta é orientar, até para o trabalhador se auto intermediar através dos aplicativos do SINE Fácil e do Emprega Brasil, ou como ele vai em uma agência, que procedimento que ele vai ter que tomar, qual é agência mais próxima da casa dele. Isso na questão de intermediação”, explica. “Já no seguro desemprego, a ideia é auxiliar o trabalhador até mesmo a fazer o seu auto encaminhamento através da carteira de trabalho digital, por que normalmente existem muitos problemas para muita gente. Então a ideia do chat é solucioná-los”, conclui Bete.

 

A ferramenta está disponível desde o dia 04 de novembro e pode ser facilmente encontrada no canto superior direito da tela, logo após o acesso inicial ao site fgtas.rs.gov.br.

Ideia de expansão

De início, o atendimento aos trabalhadores será prestado pelos servidores da sede da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, no entanto, a assessora de comunicação da fundação revela que a ideia da entidade é expandir a área de cobertura da ferramenta, além dos próprios serviços disponibilizados. “Nós pretendemos disponibilizar a ferramenta para o Estado inteiro e assim possibilitar que os nossos colegas possam resolver os eventuais problemas que surgirem nas agências dos próprios municípios. A ideia é ampliar isso em breve”, conta.

O atendimento ao público acontecerá de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 14h.

Fique por dentro

Rogério Grade, diretor-presidente da FGTAS, enfatiza que a ferramenta irá aproximar os trabalhadores das equipes que prestam os serviços de intermediação de mão de obra e de encaminhamento de seguro-desemprego, assim como proporcionar uma maior agilidade e praticidade no atendimento e no encaminhamento das informações para solução de problemas.