Fevereiro tem queda de 48,1% no roubos de veículos no RS na comparação com mesmo mês de 2020

Foto: Divulgação/DetranRS

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) divulgou nesta terça-feira, 08, os indicadores de segurança referentes ao mês de fevereiro e os números mostram uma redução de 48,1% no registro de ocorrências referentes a roubo de veículos. Houve 470 registros em fevereiro deste ano e 905 ocorrências no mesmo mês do ano passado. O total também é o menor para este período deste o início das contabilizações em 2002. Ainda conforme a divulgação feita pela SSP, a redução dos índices também é semelhante no acumulado dos meses. A partir de janeiro, o número de veículos roubados passou de 1.807 nos dois primeiros meses de 2020 para 1.015 neste ano (-43,8%), o que também representa uma média histórica desde 2002.

A SSP considera que, mesmo com as restrições de circulação impostas pela pandemia, a redução recorde nos roubos de veículo ocorre no mês em que o nível de movimentação voltou a crescer.

Cálculo da empresa InLoco, a partir do monitoramento da localização de celulares, mostra que a média da taxa de isolamento social no RS em fevereiro ficou em torno de 30% a 35%, nível próximo do registrado antes do surgimento da Covid-19. No dia 19, por exemplo, o Estado registrou taxa de 28,8%, a mais baixa desde o início da pandemia. Além disso, dados do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) apontam que uma média de 49,3 mil veículos por dia tomaram as estradas gaúchas rumo aos litorais Norte e Sul em fevereiro.

Mesmo com o aumento da circulação, a SSP destaca que as ações das forças de Segurança foram mantidas de forma integral e ininterrupta, dando continuidade a uma série de políticas públicas com impacto direto na redução dos roubos de veículo. Um exemplo é o lançamento pelo Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS) do site Peça Legal, que possibilita a consulta de peças usadas disponíveis para compra nos Centros de Desmanche de Veículos (CDVs) credenciados.

Outra política pública com impacto direto no combate aos assaltos a condutores é a Força-Tarefa Desmanches, que além do DetranRS, integra o trabalho de Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) e Instituto-Geral de Perícias (IGP). Criada em 2016 e ampliada ao longo dos anos, a ofensiva já teve 96 edições, visitou 53 municípios, realizou 73 prisões, interditou 144 estabelecimentos e apreendeu 7,4 mil toneladas de sucata e peças sem procedência confirmada.