Festival de rock e empreendedorismo criativo tem incentivo em Sapiranga

 Sapiranga – A cidade conta com diversos projetos relacionados à cultura e ao incentivo da arte. A Lei Nº 14.017, de 29 de junho de 2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, estabeleceu o repasse de recursos financeiros da União para estados, Distrito Federal e municípios. O objetivo da lei é auxiliar profissionais da área e os espaços que organizam manifestações artísticas que foram obrigados a suspender seus trabalhos na pandemia.
No município, algumas iniciativas culturais contempladas pela Lei Aldir Blanc estão em andamento.

O projeto Art Rock Festival consiste em um evento catalisado pela arte e pela música, em uma mistura de ritmos e mídias que se juntam em um festival com bandas e em uma exposição com artistas de diversas áreas. As inscrições encerraram no dia 26 de maio e o projeto parte, agora, para a etapa 2: a seleção das bandas pelo corpo de jurados. O evento ocorrerá no dia 27 de junho, no formato virtual, devido à pandemia. O Centro de Cultura Lucio Fleck será o palco do festival, que terá transmissão ao vivo no Facebook e no canal no YouTube do Art Rock Festival.

O Projeto Empreender com Criatividade consiste na realização de oficinas de empreendedorismo criativo, a fim de ensinar famílias a aumentarem sua renda. O projeto será realizado pela Associação de Trilheiros Trail Club Gela Guela. Além disso, será firmada uma parceria da Associação com a Assistência Social para verificar os locais de maior vulnerabilidade e levar cultura às famílias necessitadas.

Outras propostas em andamento na cidade

No momento, a Secretaria aguarda maiores dados sobre as deliberações dos espaços, em função da pandemia.
Outra proposta é o Projeto “BCCW em… Sapiranga, a Cidade das Rosas”, que aguarda autorização para efetuar o retorno dos ensaios. O projeto iniciou em 2019, com a Banda Crioula, e trará novidades, como composição de músicas novas, uso de cenário de palco e confecção de figurinos que retratem a beleza e grandeza de Sapiranga e o importante legado da cidade na história do Rio Grande do Sul.

Já a iniciativa “Sapiranga, venha ver quem não viu!”, consiste na filmagem de um documentário sobre nossa cidade, o qual será elaborado pela Freitag Produções Culturais. O processo de captação de imagens está em andamento e aguarda autorização para retorno das gravações em espaços da cidade que se encontram fechados no momento.

Outra proposta em andamento e liderado pela Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto, em parceria com o SEBRAE-RS, o Conselho de Política Cultural e representantes de segmentos culturais da sociedade civil, é a elaboração do Plano Municipal de Cultura. A ação busca construir metas e ações para fortalecer os espaços e manifestações culturais de Sapiranga.

Plano de cultura

A secretária de Turismo Cultura e Desporto, Roberta Rothen, afirma a importância da regulamentação das políticas públicas culturais em Sapiranga. “Nosso município é formado por diferentes manifestações culturais, que proporcionam a diversidade em ser, fazer e pertencer. A atual gestão deseja intensificar ações que visem a valorização da arte em nosso município, e uma das iniciativas é a estruturação do Plano Municipal de Cultura. Ele norteará os passos a serem seguidos, com organização, responsabilidade e respeito às diferenças. A construção será coletiva, alicerçada nas diferentes expressões culturais, bem como na observação e estudo da atual legislação. A cultura é de suma importância para Sapiranga”, frisou a secretária.