Festa da Colônia e Feira do Mel em Sapiranga

 Os fãs dos bolinhos de batatas e de um bom mel podem se preparar. A 17ª edição da Festa da Colônia e Feira do Mel ocorrerá entre os dias 27 e 29 deste mês, no Parque do Imigrante. O evento busca valorizar a cultura alemã e proporcionar para os agricultores um espaço de divulgação e comercialização dos seus produtos.
Segundo o secretário de Agricultura, Valdes Cavalheiro de Araújo, durante os três dias, os visitantes poderão prestigiar exposição de animais, produtos típicos, equipamentos agrícolas, artesanatos, além da venda de pães e cucas assados na hora em fornos de barro.
A festa contará com 21 estandes, sendo 11 na praça de alimentação, quatro para os apicultores (produtores de mel), quatro para as agroindústrias e dois para a venda de produtos coloniais. A exposição de animais contará com 42 bovinos
Segundo Araújo, a festa é uma opção a mais para que o agricultor e o artesão possam expor seus trabalhos. “O evento oferece várias formas amplas de arrecadação de um valor significativo para os expositores”, ressaltou Araújo.
Bandas de bailes e volantes, almoço típico e brinquedos infláveis, também fazem parte da programação. O evento possui entrada franca.
Corte 
Na sexta-feira (27), será realizada a escolha da Corte da 31ª Festa das Rosas, em um dos pavilhões do Parque do Imigrante. As inscrições estão sendo realizadas na Secretaria de Educação (SMED) até amanhã (13). Podem participar jovens entre 16 e 24 anos.
Confira a programação da Festa:
Sexta-feira (27)
19h30 – Abertura dos Portões ao Público
Das 20 horas às 23h30- Escolha da Corte da 31ª Festa das Rosas
23h30 – Encerramento do desfile
Sábado (28)
9 horas Abertura dos portões ao público, com mateada (Erva e água grátis)
9h30 – Abertura Oficial da Festa da Colônia
10 horas Desfile temático dos Agricultores, dos Carreteiros de Lomba Grande e Sapiranga, Tratores, utilitários, implementos agrícolas, Escolas da Zona Rural e Banda Típica, com saída e retorno do Parque do Imigrante.
11h às 13h30- Banda Típica Imigrante (Volante)
A partir das 11h30 – Almoço Colonial (comida típica alemã)
13h30 às 15h30 – Apresentação de grupos de danças
15h30 às 16h30 – Apresentação do CTG Galpão Sentinela do Pago
16h30 às 20h30 – Banda União
20h30 à Meia-noite  – Banda Flor da Serra
Meia-noite – Encerramento do 1° dia da Festa
Domingo (29)
9 horas – Abertura dos portões ao público, com mateada (Erva e água grátis).
9h30 às 12h30 – Banda Típica Canecão do Vale (Volante).
A partir das 11h30 – Almoço Colonial (Comida típica alemã).
12h30 às 14h30 – Banda Típica Só Se For Agora
14h30 às 15 horas – Apresentação do CTG Galpão Sentinela do Pago.
15 horas às 16 horas – Apresentação de grupos de danças folclóricos.
16 horas às 19 horas – Banda Sollo.
19 horas às 22 horas – Banda Passarela.
22 horas – Encerramento da Festa.
Agricultora há 30 anos, Rosane participará da Festa da Colônia
Moradora da zona rural de Sapiranga, em Picada Verão, Rosane Engelmann Biehl participa da Feira do Agricultor do município desde os seus 11 anos de idade, quando começou a ajudar seus pais com a produção de embutidos, como linguiça e salamito.
Rosane estará expondo na Festa da Colônia pela 12ª vez, e ainnda comercializará bolinhos de batata feitos na hora. “Apesar das barreiras que o trabalhador enfrenta para estar legalizado, acredito que esse é um bom meio de sustento familiar”, garante a produtora, que espera mais uma vez o sucesso do evento.
Agricultura em família
Rosane, que veio de uma família de agricultores, optou por continuar na profissão após casar-se, por gostar de produzir alimentos coloniais. “Meus produtos são artesanais e caseiros. É o que aprendemos a fazer e o que fazemos de melhor”, disse Rosane. A agricultora conta que seu irmão e sua irmã também seguiram como agricultores, tendo plantação de batata e produção de embutidos.