Felipe Laux

Polícia Civil perde forças em Sapiranga
O exemplo mais claro do desmonte que ocorre na segurança pública em Sapiranga (responsabilidade do Governo do Estado) está na Polícia Civil. Mais dois servidores concursados foram transferidos para Novo Hamburgo, sem que para o lugar deles viessem novos agentes. Com poucos policiais aptos para o trabalho de investigação, os atuais 15 funcionários públicos, que atuam na Delegacia de Polícia (DP) no município, precisam se desdobrar no trabalho diário. Simples estagiários, que ajudavam (e muito) os funcionários, também não terão os seus contratos renovados. O último que sair da DP de Sapiranga apague a luz! 
Saída da Secretária de Educação
Após situação polêmica na semana passada, envolvendo menores que estariam “tocando o terror” em uma escola municipal de Sapiranga e que ganhou repercussão em canais de televisão, vereadora Cleidi do Prado (PT) disse: “Está na hora da secretária de Educação e coordenadores pedagógicos sairem de trás do armário e começarem a agir!”. A frase foi apoiada no discurso de Balardin (PTB), que sugeriu uma modificação no comando da pasta.
Tradição gaúcha
Patronagem do CTG de Campo Bom M’Bororé prestigiou a sessão dos vereadores de segunda-feira (26). Entre os motivos para a visita estava o projeto de lei que repassa 50 mil reais para a realização do XVI Sarau de Artes Gaúchas e do V Sarau de Artes Gaúchas Escolar. Vereadores destacaram o envolvimento que o evento proprociona aos jovens do município.
Anti-Copa
Vereador Rubinho (PP) de Sapiranga não é favorável aos bilhões investidos em estádios da Copa no Brasil. “Imaginem esse dinheiro investido em áreas como a saúde e a segurança do país!”, disse o parlamentar nesta semana.
“Que saudades do Nenê!”
Após mais uma discussão entre os vereadores Beto Goetert (PP) e João Moraes (PT) na Câmara de Sapiranga, sobre qual partido (PP ou PT) fez mais pela cidade, o presidente da Casa, Guto (PMDB), disparou: “Que saudades do Nenê”, referindo-se ao ex-prefeito da cidade em parte dos anos 80 e 90, Waldomiro dos Santos,  o Nenê, que foi da sua sigla.  Guto citou os benefícios que o funcionalismo público recebia na época.
Cartão do Idoso
Proposta sugerida pelos vereadores do PROS de Araricá, Gelson, Max e Gilberto,  virou lei na cidade. Prefeito Sergio Machado (PMDB) sancionou o projeto que cria o “Cartão para Idoso”. Toda a pessoa com mais de 60 anos terá o direito de adquirir o cartão sem custo na Assistência Social da cidade. O cartão dará preferência em postos de saúde, correios, agências bancárias, lotéricas e todos os espaços públicos e privados do município. 
Fixinha e a audiência
Audiência pública ocorrida na última semana na Assembleia Legislativa e que tratou sobre a segurança pública foi sugerida pelo deputado estadual João Fischer (PP). Vereadores e lideranças políticas de toda a região estiveram presentes, inclusive representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, entre outros. Um grupo de trabalho foi constituído para acompanhar as ações na área.