Feiras do Peixe esperam aumento nas vendas

Região – Açudes vazios e bancas cheias das mais variadas espécies de peixes: tilápias, carpas, jundiás, traíras e até mesmo o cat fish. Quem optar em comprar o pescado que será posto à mesa na Sexta-Feira Santa terá variedades, peixes fresquinhos e preços acessíveis.
Diferente de 2011, quando chuvas fizeram córregos transbordarem invadindo açudes e causando perdas, os criadores de peixes da região, como a da Família Rech, há 60 anos em Araricá, esperam dar a volta por cima e vender mais de 200 kg na Feira da Agricultura Familiar, no Centro. “Iniciei a venda por conhecidos que encomendaram. Além disso, tem aqueles que virão até a propriedade”, explica.
Além de se dedicar ao cultivo de uvas do tipo exportação, Gelson Mendes (o Gringo), iniciou a abertura de seus dois açudes de carpas, tilápias e dourados na tarde de terça-feira (26). “Espero vender mais de uma tonelada de peixes”, revela. O agricultor arariquense revelou que levará para a Feira peixes com peso médio entre cinco e 12 quilos. “No almoço de terça-feira pesquei uma carpa-capim de 15 quilos”, conta eufórico. 
FEIRA O PEIXE EM SAPIRANGA
Sapiranga- A Secretaria Municipal de Agricultura está promovendo desde esta quarta-feira (27), a Feira do peixe de Sapiranga 2013, no Parque Municipal do Imigrante. Cerca de cinco toneladas de peixes, entre Tilápias, quatro tipo de Carpas e peixes vivos, devem ser comercializados. Este ano foi necessária a ampliação da Feira do Peixe para o Parcão, com o objetivo de receber melhor os expositores e o público. Segundo o presidente da Associação de Piscicultores de Sapiranga, Vanderlei Antônio Kronbauer, há expectativa de aumento nas vendas, pois além do número de peixes comercializados crescer todos os anos, o espaço físico para a venda será maior – “Pra nós vai facilitar muito o espaço destinado pela Administração Municipal, no Parque do Imigrante. Nós da Associação, convidamos toda a população para se fazer presente na feira, cujo objetivo é comercializar pelo menos cinco toneladas de peixes entre os três dias” – ressaltou.
NOVA HARTZ
O Secretário de Desenvolvimento Rural do município, Clóvis Martins, convida para 1ª Feira do Peixe Vivo, com variedades de produtores do município. A feira acontece nesta quinta-feira (28) e sexta-feira (29)com diversas espécies, na Rua Guilherme Albino Muller, nº 720, no Centro.
CAMPO BOM
Haverá três pontos de comercialização de peixes vivos. No Parque do Imigrante (estrada Pio XII), propriedade de Daniel Vieira (bairro Paulista) e a Feira no estacionamento da Sociedade Progresso (bairro Imigrante). As estimativa, segundo a EMATER, é que se comercialize 6 toneladas de pescado.
ARARICÁ
Ocorre na quinta-feira (28), a Feira de Peixes vivos e resfriados. Segundo a Secretaria da Agricultura, estima-se vender duas toneladas de pescado. A feira será realizada no local onde ocorre a Feira da Agricultura Familiar, 
na Avenida José Antônio de Oliveira Neto, às 8h.