Feira literária nas escolas conecta pais e filhos em Campo Bom

Andirá Pereira Moehlecke, que compartilhou suas lembranças com as filhas Esther e Sofia Fotos: Prefeitura de Campo Bom

Campo Bom – Mesmo com aulas remotas na rede municipal, a Secretaria de Educação e Cultura junto com as escolas tem procurado manter uma rotina para não afetar o aprendizado dos estudantes. E, uma tradicional atividade desenvolvida nos ambientes escolares – as Feiras Literárias -, ´contribui para que pais e filhos relembrem de histórias e troquem experiências.

 

É o caso da moradora do bairro Solar do Campo, Andirá Pereira Moehlecke, enquanto ajudava as filhas Esther, de 4 anos, e Sofia, de 7 anos. Durante a leitura do texto Roupa de Brincar, do escritor Eliandro Rocha, Andirá se emocionou ao lembrar da infância e do tempo em que visitava e brincava na casa de sua tia. “Justamente esse texto me trouxe uma lembrança da minha infância porque é a história de uma menina, que chega na casa da tia, sempre vai ao guarda-roupa e brinca com as roupas dela, como eu fazia. Quando começamos a ler o texto, me emocionei muito”, relata. Andirá também conta que esse foi um momento especial em família. “É uma sensação muito boa porque a Sofia ficou muito feliz quando eu contei a minha história”, relembra Andirá.

 

A Feira Literária ocorre de forma on-line até a próxima sexta-feira (13) em toda a rede de ensino de Campo Bom.

Atividades auxiliam no estímulo a leitura e ajuda na qualificação do vocabulário

A secretária de Educação e Cultura em exercício, Márcia Tornin, reforça que a Feira Literária é muito importante, pois leva as crianças e os adolescentes a exercer a imaginação, estimulando a criatividade, o gosto e o prazer de ler. “Esses eventos incentivam o hábito da leitura e, consequentemente, aprimoram o vocabulário, a memória e a interpretação, habilidades essenciais para a construção do conhecimento”, diz.