Feira do Peixe já tem data para ocorrer e serão cerca de 10 toneladas de peixe disponibilizados nas cidades

Região – Tradicionalmente em todos os anos, os municípios da região realizam a Feira do Peixe, evento em que os criadores tem a oportunidade de oferecer as suas diversas espécies de pescados às comunidades. Em Campo Bom, o evento ocorre nos dias 18 e 19 e a expectativa de venda é de cerca de 2 toneladas. A Emater auxilia na organização do evento juntamente com a Prefeitura. “Serão três pontos de venda. Na Feira do Agricultor e na propriedade de dois produtores. Estimamos em torno de quatro toneladas e meia de venda neste ano, entre carpas e tilápias. Os peixes possuem entre 2 e 3,5 Kg e ficam vivos em tanques, frescos, que é o ideal para o consumidor”, explica Claudinei Moises Baldissera, Coordenador da Emater de Campo Bom.

Em Nova Hartz, será a terceira edição da Feira do Peixe neste ano, e ocorre nos dias 17, 18 e 19. “Na edição passada apenas um produtor vendeu 350Kg, nesta a expectativa é de uma quantidade maior. É um bom produto, de uma agua excelente, limpa, sem poluição. Os peixes são muito bons, tilapias de até 3Kg”, conta Clauricio Hagen, Secretário de Agricultura de Nova Hartz.

Sapiranga disponibilizará cerca de 7 toneladas de peixes, criados pelos produtores da cidade, que contaram com um programa de incentivo de pscicultura. O objetivo do evento é oferecer produtos de qualidade aos interessados.

Não fique de fora

Claudinei Moises Baldissera, Coordenador da Emater de Campo Bom.

“Estamos nos aproximando da Semana Santa, que além de ser um período de cultivo a religiosidade, temos o hábito cultural e alimentar de consumir peixes. Em Campo Bom, onde tradicionalmente vem ocorrendo nos últimos anos, estamos organizando a Feira do Peixe. Convidamos toda a população que gosta de uma carne de peixe a comparecer. São peixes criados por agricultores de Campo Bom, carpas e tilápias que estarão à disposição da população para comercialização. Aqueles que têm interesse em adquirir peixes diretamente com os agricultores podem procurar a Emater que passaremos os endereços e contatos”, convida Baldissera .

 

 

Clauricio Hagen, Secretário de Agricultura de Nova Hartz.

“Agradeço a oportunidade de falar ao Repercussão, e gostaria de dizer para nosso cidadão de Nova Hartz, que cada vez que ele incentiva o nosso produtor ele não está incentivando apenas ele, mas incentiva o município e a administração, através da figura do nosso Prefeito Flavio Jost, a investir nesse setor, pois sabemos das dificuldades que os pequenos produtores atravessam, e com certeza estamos aqui para auxiliar eles nesses momentos e proporcionar dias melhores para eles. E que venham comprar bons peixes, pois terá muitos peixes bonitos, já vi fotos dos que os produtores preparam para a Semana Santa”, convida Hagen.

 

Prefeita destaca importância

A prefeita de Sapiranga, Corinha Molling, ressalta que a Feira do Peixe proporciona renda aos produtores que contribuem oferecendo produtos de qualidade à comunidade sapiranguense.

“A realização da Feira do Peixe é uma grande possibilidade de renda aos nossos produtores. A feira também é uma maneira de proporcionar à comunidade o acesso ao peixe que é um produto bom, saudável e de procedência”, disse a prefeita. “Além da realização da feira, também temos muito orgulho de destacar que o Município traz benefícios para o desenvolvimento do setor. A exemplo disso temos importantes obras de pavimentação asfáltica em estradas da zona rural como a pavimentação das estradas São Jacó e Porto Palmeira, melhorando o acesso e facilitando o transporte dos produtores e seus produtos”, destaca.

 

 

Locais de venda

CAMPO BOM
Na Feira do Agricultor, Av. das Olimpíadas, 150, Centro. Dias 18 (7h às 18) e 19 (6h às 12h).
Na propriedade de Daniel Vieira, Av. João Pedro Dias, 2150. Dias 14, 18 e 19 (das 8h às 18h).
Propriedade de Felipe Jaeger, Travessa Armino Eltz, Quatro Colônias Sul. Dias 15, 16, 17, 18 e 19 (das 8h às 18h).

SAPIRANGA
No Parque do Imigrante, acesso pela Avenida 20 de Setembro. Dia 17 abertura oficial às 9h30. Vendas das 13h às 19h. Dia 18 das 8h às 19h e dia 19/09 das 8h às 12h ou enquanto houver peixes.

NOVA HARTZ
No Galpão Fênix, Guilherme Albino Muller, 350, Centro. Dias 17 (a partir das 7h), 18 (das 7h às 18h) e 19 (a partir das 7h).

OBS: Os preços dos peixes são definidos pelos produtores, mas a estimativa é de R$ 12,00 a 18,00 por Kg.

Texto: Taylor Abreu

Fotos: Arquivo JR / PMCB