Feira do Agricultor tem estudo para moderna estrutura

Local passou por reforma em 2015, mas ainda encontra limitações físicas

Um dos objetivos da Prefeitura de Sapiranga é construir um amplo e moderno espaço para acolher os agricultores familiares que comercializam parte da sua produção junto à Feira do Agricultor (Avenida João Corrêa, 1650, ao lado Posto de Saúde do Centro). O atual espaço completou 32 anos recentemente, mas enfrenta limitações físicas e sanitárias, impondo restrições à comercialização de laticínios e produtos que necessitam de um controle térmico constante.

O que começou com alguns poucos produtores, apoiados pelo Município, hoje é um local tradicional e consolidado do comércio de produtos coloniais e hortifrutigranjeiros da cidade. O espaço foi criado oficialmente em 30 de março de 1985, e é ponto de encontro e de boas compras de produtos coloniais e hortifrutigranjeiros da região. E este é o ambiente para quem frequenta nas manhãs de quartas-feiras e sábados a Feira do Agricultor em Sapiranga em busca de produtos fresquinhos, mais saudáveis e com preço acessível. Atualmente, existem 28 espaços reservados aos produtores. São dezenas de consumidores da cidade e região que compram semanalmente verduras, frutas, compotas, laticínios, carnes, embutidos, pães, bolachas, entre muitos produtos oferecidos.

O reconhecimento da qualidade cresce com o evento. Seis agroindústrias da Feira do Agricultor de Sapiranga, por exemplo, têm o Selo Sabor Gaúcho/Programa da Agroindústria Familiar, que busca promover a melhoria da qualidade daquilo que é produzido, incentivando as famílias produtoras a comercializar para outros mercados e também a se inserirem em programas nacionais de fornecimento de alimentos. O selo Sabor Gaúcho certifica a procedência dos produtos da agricultura familiar de origem animal. O acesso ao selo é simples: basta apenas o agricultor apresentar o alvará sanitário da agroindústria e a licença ambiental.

Local da nova estrutura

O Gabinete da prefeita e a Secretaria de Planejamento analisam se o projeto de modernização da Feira do Agricultor – que prevê a construção de uma nova estrutura de 500 metros quadrados – ocorrerá no atual espaço da Feira ou se a nova estrutura será construída junto ao Parque do Imigrante. “Esse projeto, inclusive, está incluído no Plano Plurianual de 2018. Será uma nova estrutura, com mais espaços para os produtores, o que oportunizará a participação de mais famílias na Feira”, contextualiza o secretário de Agricultura, Valdes Cavalheiro, que lembra o desejo da prefeita, Corinha Molling, em ver o projeto avançar. “Nos últimos anos, adequamos a Feira à legislação, mas com a atual estrutura é impossível adequar 100%. Tudo o que foi possível modificar, fizemos. Será um investimento de R$ 1,2 milhões e buscaremos apoio federal”, projeta.