Feira do Agricultor em Sapiranga completa 37 anos de fundação

Já faz parte da tradição da cidade ir até a feira bem cedinho nas quartas e sábados para encontrar produtos frescos e de qualidade. Frequentada tanto pelos moradores quanto por pessoas de municípios vizinhos, a Feira do Agricultor já virou até ponto turístico em Sapiranga, recebendo centenas de visitantes e sendo reconhecida pela sua diversidade dos produtos. Na quarta-feira, 30, a Feira completou 37 anos de uma história que começou com pequenos produtores locais e que hoje conta com dezenas de feirantes. Para comemorar esse sucesso, quem visitar o espaço no próximo sábado, 2, a partir das 9h, poderá conferir música ao vivo com o show da Banda Crioula Cláudio Wingert.

Pães, cucas, geleias, entre outros produtos coloniais, podem ser encontrados na Feira, que conta com uma grande variedade de frutas e verduras, além de embutidos. O produtor rural Tiago Blos nasceu junto com a Feira, em 1985, e cresceu visitando esse espaço que hoje é fonte de sustento de sua família. “Minha mãe sempre conta que eu era um bebê quando meu pai começou a trabalhar na Feira do Agricultor. Hoje eu e meus irmãos produzimos e trazemos nossas mercadorias, mas meu pai continua ajudando. É um motivo de orgulho fazer parte dessa história”, comentou ele, que tem propriedade na região de Picada Verão, onde são produzidos carvão, batata, feijão, aipim, entre outros.

Já a feirante Marcia Lutz, 60 anos, tem uma história um pouco mais recente com a Feira do Agricultor. Ela sempre morou na cidade, mas há dez anos, foi morar com seu esposo no interior, na localidade de Bela Hú, onde começaram a plantação de mudas frutíferas. “Acredito que o sucesso da Feira acontece pois somos um grupo muito unido e contamos com o apoio da Administração Municipal. Desejo que ela perdure por muitos anos ainda”, contou ela, que é professora aposentada e que hoje prepara pães e bolos integrais, granolas, mel, entre outros panificados vendidos juntamente dos mirtilos, pêssegos e goiabas colhidos na sua propriedade.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Valdes de Araújo, a Feira do Agricultor é um espaço de oportunidades para quem produz e compra. “Além de encontrar produtos de boa procedência e mais em conta, a Feira é um lugar de valorização para o produtor local. Assim como temos feirantes aqui que começaram há 37 anos, vendendo num pequeno espaço, ou na rua, os seus produtos, temos clientes que continuam frequentando com o passar dos anos”, explicou ele, que lembra que a Feira só acontece devido a um trabalho de equipe para manter tudo organizado para os produtores e visitantes.

O pavilhão da Feira do Agricultor fica na Avenida João Corrêa, 1650, e abre suas portas nas quartas-feiras e nos sábados das 6h ao meio dia.

Por Prefeitura de Sapiranga