Feira de produtos orgânicos acontece todas as sextas-feiras em Sapiranga

Sapiranga –  Semanalmente, acontece a Feira de Orgânicos promovida pela Associação Agroecológica EcoFerrabraz. Na feira são comercializadas frutas, verduras, legumes, ervas e até flores, entre outros produtos. Desde 2020, a feira acontece todas as sextas feiras, das 7h até o meio-dia, no Pavilhão da Feira do Agricultor. Antes ela era realizada na Praça Arlindo Weber (Praça Coberta), no Centro de Sapiranga. A EcoFerrabraz é uma associação regional que agrega produtores rurais, artistas e mesmo apoiadores da causa ambiental e consumo sustentável. A Organização de Controle Social Orgânicos Encosta da Serra Sul Ferrabraz (OCS OESSul Ferrabraz) foi uma das primeiras associações desse tipo no país.

 

Hoje, são três bancas para vendas na feira, uma delas fica sob a responsabilidade da família Kronbauer, formada pelo casal Vanderlei e Ivanir, que já trabalham com agricultura desde a juventude e a filha Leila, que incentivou os pais a produzirem alimentos orgânicos visando a alimentação saudável para a família e também para os clientes. Os itens vendidos por eles são de uma propriedade no Alto Ferrabraz.
Quem também tem uma banca na feira é Alice Martins, que mantém, junto com seu marido, uma agrofloresta orgânica no interior de Campo Bom. Eles sempre têm ervas frescas (chás e temperos aromáticos) e frutas da estação. Também revendem verduras e frutas de outros produtores. “Às vezes, o cliente me pede uma goiaba ou uma manga que eu não tenho, então, consigo com um colega e trago para ele”, comenta Alice.

O ecoprodutor Fábio Dias, mantém a tradição da família através da agricultura há 25 anos, na Bela Hu, e divide a banca com o amigo Lucas Fender. Fábio é um dos fundadores da OESSul Ferrabraz e destaca a importância do consumo dos produtos orgânicos certificados, como os da feira. “O pessoal confunde produto colonial com orgânico”. Para o produto ter essa categoria reconhecida, ele deve obedecer várias exigências como sazonalidade (frutas e verduras da época) e o ciclo natural vegetal, além de, é claro, o não uso de defensivos químicos.
O alimento orgânico deve ser reconhecido pelo Ministério de Agricultura (Mapa), que atesta o cumprimento de normas de produção. No caso da feira, ocorre a Certificação Orgânica Participativa.

Perspectiva de mudança

A associação fez uma pesquisa com os consumidores sobre qual seria o melhor horário para receber os clientes. O escolhido foi o das quintas-feiras, a partir das 15h até as 20h. Esse novo formato possibilitaria também um melhor aproveitamento do espaço, com apresentações artísticas (quando as restrições permitirem).
A proposta foi encaminhada para a Prefeitura Municipal e está em negociação. Todas as informações e listas dos produtos podem ser encontradas nas redes sociais @ecoferrabraz no Instagram e @Oessul no Facebook.

Confira algumas imagens dos produtos oferecidos