Feira Colonial e Feira do Mel de Sapiranga vai aproximar produtores da região com a comunidade

Cartões para café colonial já estão à venda

Por Cláudia Silva

Sapiranga – Nos dias 13 e 14 de agosto, acontece no Parque do Imigrante, a Feira Colonial e Feira do Mel de Sapiranga. O evento, promovido pela Secretaria de Agricultura, tem como objetivo divulgar e comercializar produtos coloniais feitos por pessoas da comunidade local.

Para marcar o lançamento do evento, a associação de mulheres Koloniegeschmack, realizou um café colonial de degustação para entidades envolvidas na organização do evento na segunda-feira (1°). Os pratos típicos da cultura alemã serão oferecidos em um grande buffet de café colonial durante a Feira Colonial e Feira do Mel. Serão 35 produtos, entre salgados, pães, cucas, bolos, conservas, chimia, nata, doces, sobremesas e outros. O café será servido em quatro horários diferentes, nos dois dias de evento, às 10h, 12h, 14h e 16h. Os interessados em adquirir os cartões que dão direito ao café colonial, podem entrar em contato pelo telefone (51) 99776-3324. Os valores dos cartões são de R$ 75,00 (adulto), e R$ 40,00 (crianças de 6 a 12 anos).
A Associação de Mulheres Koloniegeschmack tem integrantes das localidades da Bela Hu, Picada Verão, Alto Ferrabraz e Picada São Jacó e já possui 4 anos de atividades. Além dos eventos especiais, elas comercializam os seus produtos coloniais todos os domingos, até as 18h no Parque do Imigrante.

Evento tem formato diferenciado
A Feira Colonial e Feira do Mel é um evento diferente da tradicional Festa da Colônia que, neste ano, não será realizada em função dos altos custos. O objetivo da prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, é incentivar os agricultores a comercializarem os seus produtos, facilitando o acesso do público. Além do café colonial, o evento vai contar com expositores de alimentos, suculentas, artesanato e também atrações musicais.
O QUE? Feira Colonial e Feira do Mel;
QUANDO? 13 e 14 de agosto, das 9h às 19h;
ONDE? Parque do Imigrante, em Sapiranga;

Carina Nath, prefeita de Sapiranga. “Esse ano nós não vamos ter a Festa da Colônia em função dos custos, e pra não deixar passar sem ter nenhuma festividade nós resolvemos fazer a Feira do Mel e a Feira Colonial. Vamos receber as pessoas que vão poder provar esse café colonial maravilhoso, participar das atividades, ouvir música, se divertir”.

Valdes Cavalheiro, secretário de Agricultura. “Estamos investindo na estrutura para que o evento aconteça, vamos montar uma cozinha móvel no pavilhão. É um evento de um custo mais baixo, mas que vale a pena, porque é o município fazendo o que pode, ajudando nessa ponte do produtor com a comunidade”.

Júlia Scherer, coordenadora da Associação Koloniegeschmack. “Nós começamos o grupo depois de uma capacitação de panificados que fizemos. O intuito é de unir forças, a gente resolveu em vez de cada uma trabalhar por si, trabalhar todas juntas, porque assim é possível produzir mais e atingir um público muito maior”.