Feira busca incentivar alunos a desenvolverem pesquisas científicas em Sapiranga

Pela Ciência | 1ª edição da Feira acontece entre os dias 24 e 26 de setembro

Estimular a prática da pesquisa e investigação científica e fazer com que os alunos tenham interesse para que desenvolvam seus próprios projetos, com o intuito de resolver problemas da sua realidade. É essa a intenção da Feira Municipal Integrada (Femint), promovida pela Secretaria de Educação de Sapiranga. Esta será a primeira edição da Feira, que ocorre entre 24 e 26 de setembro, no Ginásio Municipal de Esportes Nenezão. Como explica Maurício Costa Cabreira, supervisor pedagógico da Secretaria de Educação, cada edição da Feira terá um tema específico. “Nossa ideia é que cada edição da Femint tenha um tema gerador. O desta edição é Ciência, Tecnologia e Conhecimento”, esclarece o coordenador.

O período de inscrições da Femint, que é aberta aos alunos da rede pública e privada do município, é de 17 a 24 de agosto. Dez escolas que participarão da Feira já estão se preparando, promovendo etapas escolares da mostra, expondo à comunidade os resultados de suas pesquisas, que foram desenvolvidas durante o semestre pelos alunos, contando com o auxílio de um professor orientador. As escolas municípais estão promovendo atividades semelhantes durante este mês e agosto (conforme tabela ao lado).

Projetos da Femint na Mostratec Júnior

A Femint é afiliada à Mostratec Júnior, o que garante aos participantes da feira municipal pelo menos duas vagas na mostra de Novo Hamburgo. Os projetos que ficarem em primeiro lugar nas Categorias 1 (para os anos iniciais do Ensino Fundamental) e 2 (para os anos finais do Ensino Fundamental) irão participar da Mostratec Júnior. “Tivemos uma capacitação de professores na Fundação Liberato em março, onde estiveram presentes um professor representante de cada escola, que será o professor orientador. Foi uma capacitação de 40 horas”, comenta Maurício.

Mostras de projetos escolares

Data                  Local da mostra
15/7 e 16/7     EMEF Maria Emília de Paula
16/7                 EMEF Maria Ruth Raymundo
11/8                 EMEF Oscar Felix da Silva
13/8                 CME Érico Veríssimo – UEF
13/8 e 14/8    EMEF São Carlos
20/8                EMEF Waldemar Carlos Jaeger

Maurício comenta

“Elaborando a Femint pensamos em resgatar a pesquisa científica nas escolas, queremos dar esse espaço para os alunos desenvolverem autonomia e curiosidade para pesquisar assuntos – é sempre algo do interesse dos alunos. A ideia é trazer a teoria para fora da sala de aula, fazer eles experienciarem o conteúdo na prática”.

Maurício Costa Cabreira, coordenador pedagógico da Secretaria de Educação

 

Crédito da foto: Rede POC