Feevale e Unisinos ofertam curso de medicina a partir de setembro na região

Boa notícia | Estudantes que fizeram o ENEM podem se inscrever no processo seletivo nas universidades

Região – O Governo Federal autorizou, na terça-feira (1º), a abertura de 11 novos cursos de medicina no país. Com isso, a Unisinos (de São Leopoldo) e a Feevale (de Novo Hamburgo) passarão a ofertar o curso a partir do segundo semestre de 2017. A expansão da graduação em medicina no país faz parte dos esforços em melhorar e ampliar o atendimento médico no país e as duas universidades lutavam por esta conquista há anos.

A partir de agora, os interessados em fazer parte da primeira turma de alunos do curso de medicina da Unisinos e da Feevale devem ficar atentos às datas. Até 15 de agosto, o Ministério da Educação publicará a portaria que autoriza as instituições a abrirem os cursos. A Feevale destaca que os estudantes participarão de atividades práticas com atendimento nos municípios de Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Ivoti e Sapiranga, nos hospitais conveniados (como, por exemplo, o Hospital Municipal de Novo Hamburgo, o Hospital Regina e o Hospital de Sapiranga).

Humanismo e inovação

– O projeto de curso se diferencia por sua proposta pedagógica humanista e inovadora. A formação acadêmica será desenvolvida a partir de metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Residentes atuarão em serviços públicos da região e contribuirão na qualificação da atenção à saúde da população. “A rede de saúde já está formando, juntamente com a Universidade, preceptores que acompanharão graduandos e residentes nos locais de prática”, conta Nêmora Barcellos, coordenadora do curso de Medicina da Unisinos.

– Nêmora destaca que a graduação em Medicina nasceu integrada com a área da saúde da Universidade. “Todo o trabalho interno e de articulação com a rede é feito em conjunto com outros cursos, organizando convênios, estágios, campos de prática e laboratórios”, enfatiza.

Universidade Feevale investe na construção de novo prédio

O investimento da Universidade Feevale para a implantação do curso de Medicina é de cerca de R$ 15 milhões, considerando a construção, ampliação e melhorias em laboratórios e espaços específicos, como o Centro Integrado de Especialidades em Saúde, destinado ao atendimento de pacientes do SUS e a formação dos profissionais de saúde.

A Feevale está finalizando a construção do Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES), que contará com uma área física total de 3.246m², destinada ao atendimento dos pacientes do SUS e a formação dos profissionais de saúde.

Com a autorização para abertura de novos cursos de medicina, o Ministério da Educação cria uma estratégia para interiorização do ensino superior no País.

Entre os critérios analisados pelo governo federal para autorizar os cursos estão a necessidade da região, a infraestrutura da instituição de ensino e a relação de número médico/habitante e o município precisa ter um hospital com mais de 80 leitos no Sistema Único de Saúde (SUS) e com potencial para hospital de ensino. O currículo do curso proposto pela Feevale está organizado a partir das três grandes áreas: Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664

Crédito da foto: Divulgação