Fé como forma de alento e esperança por dias melhores norteiam religiosos dos Vales do Sinos e Paranhana

Foto: Google Maps.

Sapiranga – Em meio a crises, a fé é um dos pilares que sustentam o ser humano, seja na crença de uma força superior, ou nas pessoas que estão dispostas a ajudar. Em um país onde a grande maioria dos habitantes é cristã, o debate sobre a realização de missas e cultos entra em questão O Padre da Igreja Católica Sagrado Coração de Jesus de Sapiranga, Airton Luiz Haack afirma: “A Igreja tem a missão de cuidar da vida espiritual de todos os cristãos, mas também a vida é um presente de Deus, e por isso, a igreja tem também essa missão no mundo de orientar, de cuidar, de promover todas as iniciativas em prol, da vida de fé, da vida cristã, mas sem esquecer jamais da vida humana”.

Assim, ações como a retirada da água benta das pequenas pias, a disposição de álcool gel, e por fim a suspensão das missas e demais celebrações, foram atitudes tomadas pela Igreja Católica em Sapiranga, a fim de proteger seus fiéis. Demais igrejas dos Vales do Sinos e Paranhana também suspenderam seus cultos e comemorações.

Religiosos poderão acompanhar celebrações através da internet

Entre elas a Paróquia Senhor Bom Jesus, de Taquara, e Assembléia de Deus Comunhão Familiar, de Igrejinha, que irão transmitir suas celebrações pelas páginas facebook. com/psbjesus/ e facebook.com/igrejacomunhaofamiliar/ respectivamente. A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, e a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Sapiranga ainda estudam meios de realizar suas missas e cultos de forma digital e estarão comunicando seus fiéis nos próximos dias.

Religiosos comentam a pandemia

Luciano Martins de Almeida, padre da Paróquia Senhor Bom Jesus, de Taquara:

“Sei que desse momento de dificuldade Deus vai nos dar a graça de tirarmos algo muito maior, um bem maior para a sociedade. É estranho escutar a cidade ir silenciando aos poucos, mas ao mesmo tempo em que as ruas silenciam as casas se alegram, porque às vezes as pessoas vivem muito mais no exterior do que no interior.”

Airton Luiz Haack, padre da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Sapiranga:

“Assim como o bom samaritano viu, sentiu e cuidou, este também é o tempo de encarar este período da quaresma como cristãos e também estarmos vendo e sentindo toda esta realidade e aproveitando bem esse tempo para cuidar de nós mesmos, cuidar sobretudo dos nossos idosos, dos nossos queridos familiares e assim também, demonstrar a nossa fé cristã”.

Olavo Martens, pastor da Igreja Assembleia de Deus – Comunhão Familiar, de Igrejinha:

“A Bíblia nos revela muitos momentos de caos, de aflições e sofrimento, que o povo de Deus enfrentou, nela há uma resposta: Deus nunca abandona à quem O busque. Eu quero fazer você refletir: Quem é o Deus que você acredita? É o Deus que você ouve outros falarem? Ou é o Deus que você realmente conhece?”.

Ilmar Kiechkoefel, pastor da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Sapiranga:

“Neste momento, a melhor forma de testemunharmos bem-querer, espiritualidade e amor será a de realmente nos afastarmos fisicamente. Conservemos a esperança! Zelemos por qualidade de vida. E, ainda que à distância, amparemonos mutuamente; carreguemo-nos sentimentalmente e estendamos o coração uns aos outros (virtualmente!)”.