Fazenda das Suculentas completa um ano e está na rota turística de Sapiranga

Sapiranga –  Uma paixão que se tornou modo de vida. É assim que a família Venter da Costa resume a trajetória de sucesso da Fazenda das Suculentas. O espaço, na rua João Adão Harff, no bairro Novo Centenário, em Sapiranga, completa um ano de inauguração no início de fevereiro, mas o cultivo dessas plantas tão especiais já está na família há mais tempo.

Angela Venter é artista plástica e trabalha com peças em mosaico há mais de 15 anos. Junto com o marido, Neri da Costa, começou a cultivar cactos e suculentas em casa e também comercializá-los ornando com as peças. Foi um sucesso. Os pedidos dos clientes pelas plantas crescia junto com o interesse do casal por esse tipo de cultivo e a ideia de um espaço dedicado aos cactos e suculentas foi amadurecendo até que a fazenda se tornou realidade em 2022.
O espaço é aberto ao público para visitas e já está na rota de turistas. “Recebemos muito pessoal de fora: São Paulo, Mato Grosso, Paraná. A gente fica feliz e também aprende com outros produtores e admiradores”, comenta Neri.
As suculentas e cactos são plantas que precisam de sol para atingir a sua melhor forma. Mas não é necessário ter um jardim em casa para poder cultivá-las. “Pode ter em apartamento, dentro de casa, ela sobrevive, mas precisa das horas de sol para crescer bem”, orienta Angela.
Mais do que um espaço para comercialização, a Fazenda das Suculentas foi idealizada para disseminar os conhecimentos sobre esse tipo de cultivo. As dicas de cuidados são repassadas para clientes que visitam o local ou que contatam a equipe através da redes sociais.

Evento especial
Para comemorar o primeiro ano de atividades nesse formato e receber os amigos e clientes, a Fazenda das Suculentas terá um atendimento diferenciado nos dias 4 e 5 de fevereiro. O espaço vai ter uma programação especial com promoções, brindes e também venda de chope artesanal, bolinho de batata e produtos coloniais.
O objetivo é celebrar o aniversário e também divulgar o espaço para quem ainda não conhece. Mas a visitação é gratuita durante o ano todo, de terça a domingo. O atendimento, tanto no sábado, como no domingo, é das 9h às 19h no período de verão.

Compartilhando informações através das redes sociais
Além do belíssimo espaço físico, outro ponto forte da Fazenda das Suculentas são as redes sociais. A empresa já alcança quase 700 mil pessoas se somados os seguidores de Instagram, TikTok e YouTube.
“Essa troca tem sido muito boa, o pessoal nos manda dúvidas, pede ‘como faço pra podar, pra recuperar minha planta’, e aí a gente faz o vídeo e já esclarece para outros que também podem querer saber, é muito legal”, conta Neri. Os amantes desse tipo de planta formam uma verdadeira comunidade e essa troca é percebida pelo sucesso de compartilhamentos do conteúdo da Fazenda das Suculentas, o que também se reflete nas vendas.
A particularidade dos cactos e suculentas que podem resistir até 20 dias sem água ou luz permite que os itens produzidos possam ser enviados para outros estados. A técnica é enviá-los desplantados e sem risco de umidade, assim o cliente faz o plantio ao receber.

Um hobby que virou coisa séria

Angela Venter da Costa, proprietária.
“O meu primeiro contato com as suculentas vem desde a infância, minha mãe já tinha essas plantinhas. Mais tarde com a loja de mosaicos, eu fui acrescentando aos poucos, a gente foi cultivando em casa, começamos a construir estufas e produzir. Nosso sonho era unificar a loja e o cultivo e deu muito certo, as pessoas estão vindo e estão gostando”.

Neri da Costa, proprietário. “A gente quando trabalha com o que gosta, todos os dias é feriado. Aconteceu é que a gente com essa paixão toda conseguiu contagiar os daqui, Sapiranga e região metropolitana, interior do estado e também no resto do país o povo que gosta da suculenta e do cactos. O pessoal aproveita quando vem para a Serra, ao RS, e passa aqui na fazenda. A troca pelas redes também é muito legal”.