Famílias fazem manifestação um ano após tragédia do hospital Campo Bom

Campo Bom – Uma manifestação organizada por famílias marcou um ano da tragédia ocorrida em 19 de abril de 2021, no Hospital Lauro Reus, quando pacientes morreram devido a falta de oxigênio.

Familiares das vítimas ergueram cartazes pedindo justiça e também cravaram cruzes pretas no pátio da casa de saúde. “Não são apenas números, são amores” e “Um ano sem respostas” foram alguns dizeres que marcaram o ato dentro da casa de saúde.

Nesta sexta-feira, dia 18, o Ministério Público de Campo Bom entrou  com uma Ação Civil Pública (ACP) para defesa de interesse coletivo pedindo o reconhecimento da responsabilidade da Air Liquide e da ABSM pelo desabastecimento de oxigênio no hospital e sua condenação a ressarcir os danos materiais e morais das vítimas e seus familiares. A promotora pública Letícia Elsner Pacheco de Sá explica que além da responsabilização da empresa e da associação que administra o hospital, também está pedindo indenização por dano moral coletivo causado à comunidade de Campo Bom, cujo episódio provocou estado de insegurança coletiva quanto ao adequado atendimento hospitalar durante o pior estágio da pandemia no Rio Grande do Sul.

 

Em estimativa feita com base em precedentes de jurisprudências, o Ministério Público solicita uma reserva mínima de R$ 8 milhões aos citados na ação.