Famílias devem sair da invasão na Av. 20 de Setembro

Decisão judicial | Integrantes de movimento protestam

Sapiranga – As famílias que invadiram uma área pública do município e que estão acampadas há mais de um ano e cinco meses às margens da Avenida 20 de Setembro (na área conhecida como trilhos da antiga viação férrea) terão que deixar o local. Uma ordem de reintegração de posse foi concedida pela Comarca de Sapiranga e durante a tarde da quarta-feira (19) lideranças do Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direito (MTD) ainda tentavam sensibilizar as autoridades judiciárias a reverem a decisão.

Em contato com a Brigada Militar de Sapiranga, a assessoria de imprensa do 32º Batalhão de Polícia Militar confirmou que a reintegração de posse ocorrerá nesta quinta-feira (20) a partir das 7 horas. A Prefeitura explica que a área onde os manifestantes que lutam por moradia estão acampados integra o leito da Avenida 20 de Setembro, que tem projeto de ampliação previsto até a Avenida Travessão Ferrabraz, se ligando à Rua Major Bento Alves. Participarão da reintegração de posse membros de secretarias da Prefeitura, além de policiais militares.

Entre os acampados na área pública estão o casal Vera Martini Mayer, 51 anos e Elcio Martini, 50 anos. “Pagávamos aluguel durante 30 anos. Quando chove e venta, ficamos apreensivos. Não sabemos se a casinha ficará de pé”, cita. Nice Kaczmarck, 37 anos, mora em um barraco com toda a família, composta de cinco pessoas. “Não temos outro lugar para ir”, protesta.