Familiares de sapiranguense, diagnosticado com obesidade mórbida, buscam por bariátrica

Sapiranga – Pilhas de exames realizados desde 2015 refletem a situação desesperadora pela qual passa Ereni Camargo de Souza, sapiranguense de 49 anos, que com 1,62m, pesa 169 quilos e aguarda pela cirurgia bariátrica. Seu irmão, Ademir, veio até a redação do Repercussão relatar a situação e pedir apoio. Ele conta que a cada seis meses, desde 2015, o irmão passa pela mesma bateria de exames. Isso porque este é o período de validade dos resultados. Como Ereni não é chamado para o procedimento cirúrgico, os exames devem ser refeitos a cada meio ano. “Já foi encaminhado para tudo, endócrino, nutricionista. Mas a cada seis meses, se não faz a cirurgia, caduca os exames e tem que fazer tudo de novo. Então ele está, desde 2015, fazendo sucessivamete”, relata o irmão. A situação se agravou na última quarta-feira, quando, em função do sobrepeso, a pele da barriga abriu. “Levei ele na UPA. Nos deram pomada para passar e disseram que ele corre risco de morte, a qualquer momento, porque o coração é responsável pelo bombeamento. Ele precisa fazer a cirurgia, e se cuidar”, pontua o irmão. Foi na última semana também que Ademir procurou a SMS, em Sapiranga.

Referência para procedimento é HU em Canoas

O procedimento bariátrico é realizado pelo Hospital Universitário, em Canoas. Segundo Ademir, o irmão está na lista para a cirurgia desde 2015. “Chegou a ter 29 pessoas na frente dele em 2017. Hoje eles não dão posição na lista e dizem que vão começar do zero”, pontua, salientando o corte de verbas, no ano passado, que fez cancelar todas as cirurgias previstas.

Secretaria de Saúde emitiu novo encaminhamento

Após consulta na última semana em Sapiranga, Ereni, diagnosticado com obesidade mórbida, foi novamente encaminhado à avaliação para cirurgia. Conforme a Secretaria de Saúde de Sapiranga, o paciente faz acompanhamento médico na ESF Oeste e já passou por avaliação de nutricionista. “Os pacientes encaminhados para as referências, o município não consegue interferir. O irmão do paciente procurou a Secretaria Municipal da Saúde, onde foi atendido e o procedimento regulado pelo Telessaúde, através do médico da ESF do bairro Oeste.Tentaremos encaminhar para nova referência via Gercon, para o qual aguardamos o comparecimento do paciente e/ou seu familiar no setor de regulação a fim de inserirmos exames no sistema”, salienta a nota enviada à redação. “No momento da liberação da consulta para avaliação do médico da referência para bariátrica, o paciente passa pela avaliação de uma equipe multiprofissional no pré-operatório, processo este que exige esforço e dedicação do paciente”, finaliza o texto. A assessoria do Hospital Universitário, de Canoas, informou que o caso foi repassado à direção e que Ereni deve procurar o Dr. Farias, diretor técnico do Hospital, na sexta-feira, 31, às 9h no ambulatório do Hospital.

Texto e foto: Sabrina Strack