Faltar à consulta agendada faz mal à saúde dos outros e onera ainda mais o sistema

Região – A longa fila de espera para consultar com especialista na rede pública de saúde é fato sabido e frequentemente noticiado. A dificuldade entretanto, quase inacreditável, enfrentada pelos municípios da região, é a alta taxa de não comparecimento das pessoas às consultas.

Em Sapiranga, conforme levantamento trimestral (janeiro a março de 2019), ao lado, o maior índice de faltas por período foi para a especialidade médica de pediatria, do total de 3.163 consultas, foram registradas 25,89% de faltas, que chegaram a 35,51% para atendimento com nutricionista. Em exame de pré-câncer, importante para detecção de alterações do colo, as faltas chegam a 28,86%, de um total de 1.587 consultas.

Já em Campo Bom, conforme levantamento realizado pelas próprias unidades de saúde, e registrado pela reportagem, foram 224 faltas em consultas no mês de abril na UBS do bairro Operária. No bairro Paulista, das 186 consultas agendadas com dermatologista, 36 pessoas faltaram. Das 174 consultas com neurologista, 35 faltas.E dos 232 eletrocardiogramas, 26 pessoas não compareceram. No bairro Santa Lúcia, 160 pessoas faltaram às consultas em abril.

Em Nova Hartz, conforme o secretário de Saúde, Neri Chicatto, entre 7 e 10% dos pacientes faltam, mensalmente, às consultas eletivas. “Orientamos sempre o paciente, no caso de não poder comparecer, comunicar com antecedência para podermos disponibilizar o horário para o próximo paciente”, salienta Chicatto.

Da mesma forma em Sapiranga. “Solicitamos a conscientização dos usuários da importância em avisar a unidade de saúde caso seja necessário faltar à consulta, para que outro paciente possa ser então atendido. O agendamento foi implantado pensando em evitar filas, sendo este um pedido da população. Em casos de urgência e emergência, ainda contamos com a UPA 24 horas”, declarou Janete Hess, secretária de saúde.

Engajamento é importante

“A população vem crescendo em Sapiranga, desta forma investimos na execução da UPA 24 Horas, além das ampliações de postos municipais e serviços a comunidade. Mas, é importante ressaltar que o bom andamento dos serviços da saúde depende da colaboração de todos e trabalhamos para oferecer um serviço de qualidade e com a maior oferta de vagas possível, por isso é importante que todos tenham compromisso em comparecer aos agendamentos e comunicar em caso de falta”, salientou a prefeita de Sapiranga, Corinha Molling.

A Administração ainda salienta que como o município hoje trabalha com uma empresa terceirizada, da qual são compradas consultas médicas, a falta, além de tirar a vaga da consulta de outro usuário, faz com que o profissional fique ocioso na unidade.

Texto e fotos: Sabrina Strack