Faltam extintores ABC no mercado e espera ultrapassa 15 dias

Demora | Fornecedores levam até 235 dias para entregar extintores


Região – “Não”, “não” e `não”. São essas as respostas recebidas por quem anda a procura de extintores de incêndio tipo ABC, ultimamente. 
Segundo a resolução 333/2009 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), todos os veículos do país devem contar com o extintor de incêndio com carga de pó ABC. A diferença dele para o extintor BC é um componente a mais em sua fórmula, que o permite conter três tipo de incêndio: os que ocorrem no estofado do carro (tipo “A”); líquidos inflamáveis (tipo “B”), e equipamentos elétricos (tipo “C”).
A resolução passou a vigorar a partir do dia 1° de janeiro. Porém, a produção dos fornecedores não acompanha a grande demanda do consumidor, e, por isso, o Contran não irá multar quem estiver sem o extintor ABC até dia 1º de abril, desde que a validade do extintor não esteja vencida.  
Aposentado sem extintor

“Fui em vários lugares na cidade e nenhum tinha disponível. E, nem previsão de quando viria, também”, diz João Pires, 66 anos. Além do extintor do seu carro ser do tipo BC, ele está fora do prazo de validade. O carro do filho, que mora com ele, é equipado com extintor ABC, porém, está vencido. João procura pelos extintores desde o  ano passado.
O aposentado, dono de um antigo fusca, agora aguarda previsão de entrega dos extintores nas lojas. “Como é um equipamento necessário, farei a troca do extintor”, garante. Mas até lá, João utiliza a bicicleta como alternativa para locomoção, que já é um de seus hábitos. “Ando pouco com meu fusca. Uso muito mais a bicicleta do que o carro”.
Demora na Entrega dos Extintores por Parte dos Fornecedores Prejudica Vendas
Em Sapiranga, os vendedores querem vender, mas não têm o produto. “O fabricante não dá conta de fabricar”, resume Sandro Bella, proprietário da Extintores Efraim. Ele conta que dia 2 de janeiro fez um pedido de 500 unidades ao fabricante e que espera recebê-los até o final deste mês. Sandro diz que aguarda receber o preço do fabricante para então poder firmar seu preço de venda.
Em Campo Bom, Remessa de Extintores ABC Esgotou em Quatro Dias e Espera Pode Oscilar Entre 40 e 60 Dias
Ricardo Lauri Thomaz, sócio e gerente da Extintores Prosinos, de Campo Bom, também tem enfrentado problemas para atender à demanda dos consumidores. “Recebemos uma remessa de extintores na segunda-feira (5) e na quinta (8) já havia esgotado”, conta. A procura é tanta que o último prazo estimado que havia recebido do fornecedor foi de 235 dias, caso a compra fosse realizada em 13 de janeiro. “Temos três fábricas grandes de extintores produzindo 20 mil unidades por dia e mesmo assim, a produção não é suficiente”, comenta. Ricardo espera receber novas unidades entre 40 e 60 dias, cujo preço estimado é de R$ 100,00 cada.