Falta pouco para as obras da EMEI Letrinhas Mágicas serem concluídas, no bairro Centenário

Sapiranga – Os pais dos pequenos com idades entre 0 e 5 anos e 11 meses, em breve, terão mais uma escolinha para seus filhos estudarem enquanto trabalham, pois está cada vez mais próxima a inauguração da Escola Municipal de Ensino Infantil Letrinhas Mágicas, em Sapiranga.

A Letrinhas Mágicas será a 16ª escola de educação infantil do município e terá capacidade para receber 188 alunos de forma integral ou 376 em dois turnos (manhã e tarde), atendendo crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. O espaço será composto por dois blocos, contendo salas de aula, salas multiuso, áreas administrativas, banheiros, berçários, cozinha, lavanderia, refeitório, depósito, um pátio coberto e playground.

Localizada na rua Afonso Lauer, no bairro Centenário, as obras da nova escolinha começaram no segundo semestre de 2016, com terraplanagem e nivelamento do terreno, realizado pelo Município, e o início da construção, pela empresa contratada, em janeiro de 2017. A EMEI tem financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Governo Federal, com contrapartida do município. No total, foram investidos R$ 2.047.553,63 na construção.

Corinha avalia a importância da obra na educação

A prefeita Corinha Molling avaliou a ação: “Estamos felizes por ter atingido a primeira meta do plano municipal e nacional de educação que é universalizar a educação infantil na pré-escola, para as crianças de quatro a cinco anos de idade, e ampliar a oferta de educação infantil, neste ano de 2020 estão contempladas mais 1.300 novos alunos. Além disso, vamos ampliar o atendimento em educação infantil no bairro Centenário, que até então é atendida pela Escola de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho, em sua capacidade máxima.”

Aumento das vagas na Educação Infantil

Desde 2017, Sapiranga supera a meta do plano nacional de educação que indica o atendimento de 100% das crianças com idade pré-escolar, ou seja, entre quatro e cinco anos. Contudo, a fila de espera para as crianças de zero a três anos é grande, não tendo vagas suficientes.

O déficit de vagas na Educação Infantil é um problema não somente para a rede de ensino, mas também para os pais que não têm onde deixar seus filhos enquanto trabalham.

Soluções a curto prazo vem sendo tomadas pela Secretaria de Educação do Município, como parcerias com escolas estaduais, remanejos e também a construção da Letrinhas Mágicas, que disponibilizará maior número de vagas para atender as crianças.

A expectativa era de ter a escolinha entregue ainda 2018. Dessa forma, a Administração busca realizar a inauguração o quanto antes para que já possa atender as crianças que esperam na fila.

No ano passado, o município contou com 2.536 vagas para crianças de 0 a 3 anos e 1.882 crianças matriculadas na pré-escola.

A empresa responsável pela obra tem contrato com a Prefeitura para a entrega do prédio até dia 31 de março, contudo, a Administração realizará uma reunião com a empresa nesta sexta-feira, 10, para tentar acelerar a entrega para o mês de fevereiro, já que a obra está 92% concluída. Com a entrega antecipada do prédio, a Prefeitura pretende colocar em funcionamento a Letrinhas Mágicas ainda este ano.