Falta pouco para abrir a UTI de Campo Bom

Espera | Autorização do Ministério da Saúde para abertura da UTI deve ser publicada neste mês

Campo Bom – Em tempos em que os Hospitais da região são forçados a cortar custos e serviços à população para continuarem em funcionamento, o Hospital Lauro Reus, em Campo Bom, conta os dias para sua Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) começar os atendimentos. A estrutura, que já está pronta, comporta dez leitos (sendo dois de isolamento), todos eles com ventilação mecânica e monitorização multiparamétrica. Entre os aparelhos que equipam a UTI estão maca para transporte com monitorização, respiradores (um para cada dois leitos), desfibriladores, sistema de aquecimento para pacientes, suporte ventilatório não invasivo (BPAP c/ PAP) e marcapasso externo.

No momento, a administração do Hospital aguarda o posicionamento oficial do Ministério da Saúde a respeito do credenciamento da UTI – que precisa ser feito para que a Unidade possa entrar em funcionamento. A homologação é necessária, bem como a publicação dessa autorização no Diário Oficial da União. O processo é semelhante ao procedimento aguardado pelo Hospital Sapiranga, para abertura de sua UTI Neonatal, que também está equipada e com estrutura pronta.

Mais sobre a UTI

– Foram investidos cerca de R$ 7 milhões em recursos próprios do município na construção da UTI e de 32 leitos de internação no Hospital Lauro Reus.

– A ala de internação clínica está totalmente equipada, sendo formada por enfermarias compostas, cada uma, por três leitos e banheiro individual. Na parte externa, também houve atenção ao paisagismo, área de estacionamento e pavimentação do pátio, além da construção de uma central de energia.

– O Hospital aguarda a abertura da UTI para contratar profissionais.

Articulação do deputado João Fischer (PP) para audiência

Em julho, o deputado estadual João Fisher (o Fixinha, do PP) articulou um audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, da qual participaram o prefeito de Campo Bom, Faisal Karam, o vice-prefeito Marcos Riegel e o vereador Alexandre Hoffmeister (PP). Na audiência, ficou acertado que a autorização para a Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital de Campo Bom seria publicada no Diário Oficial da União em agosto. A reunião também tratou do credenciamento do setor de oncologia do Hospital de Taquara, com a presença de Paulo Morassutti, diretor da clínica Oncoprev, e Ramon Ritter, o que também ficou prometido para ocorrer neste mês.

A liberação de recursos do Estado para a UTI ocorreu em março deste ano. A previsão é de que a UTI passe a atender os pacientes em setembro – pois é necessário cerca de 30 dias, após o ok do Ministério da Saúde para que a UTI seja aberta para atendimentos.

Crédito da foto: Rejane Sartori

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664