Falta de vacinas BCG causa preocupação nas cidades da região

Sapiranga – As vacinas BCG’s que estavam sendo aguardadas para serem distribuídas nos municípios da região ainda aguardam liberação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. Essa é a informação do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis para as prefeituras e secretarias de saúde das cidades do estado. O Departamento informou acerca da situação da distribuição dos imunobiológicos aos estados na rotina do mês de junho de 2019 que a vacina BCG aguarda liberação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. A vacina BCG é indicada para prevenir as formas mais graves da tuberculose (miliar e meníngea), sendo disponibilizada para as crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

A transmissão da tuberculose pulmonar bacilífera é de forma direta, de pessoa para pessoa, portanto, orienta-se a evitar expor a criança a grandes aglomerações de pessoas até que ela seja imunizada pela vacina.

Em Sapiranga, a vacina é aplicada somente no Posto do Centro

Devido ao prazo de validade, que é de no máximo de 6 horas após a abertura do frasco, e também com o intuito de evitar o desperdício de doses, o único posto de saúde de Sapiranga a ofertar as doses de vacina BCG é o Posto do Centro, na Avenida João Corrêa, 1658. O Posto funciona das 7h até às 18h30, sem fechar ao meio dia.

Secretária avalia a situação:

Procurada, a Secretária de Saúde de Sapiranga, Janete Hess, comenta: “recebemos um quantitativo pequeno de vacina BCG, e por isso, entraremos em contato com as famílias que estão aguardando a aplicação da vacina nas crianças” informa Janete. “A disponibilização da vacina BCG ocorre somente no Posto do Centro com o intuito de otimizar as doses recebidas evitando perdas. Crianças que necessitam da vacina, os responsáveis poderão contatar o Posto do Centro (através do telefone 3959-1057) e realizar o agendamento”, completa Janete.

O sistema de precaução de desperdícios é utilizado também para as vacinas de febre amarela, onde cada posto possui um dia da semana para realizar a aplicação. Nas segundas a vacina é aplicada na ESF Bairro Oeste, terças, UBS São Luiz e Posto do Centro. Já nas quartas ela é aplicada na ESF Morada São Luiz e UBS São Jacó, quintas, no Centenário e nas sextas, na UBS Amaral, Ferrabraz e ESF São Paulo.