Falta de água incomoda e preocupa clientes da Corsan em Sapiranga e Campo Bom

Região – Moradores dos municípios de Sapiranga e Campo Bom relatam frequentes interrupções no abastecimento de água nos últimos dias. As reclamações de sapiranguenses no começo desta segunda-feira (23) estavam concentradas especialmente nos bairros Centenário e Oeste. “Moro em Sapiranga e a Corsan que nos abastece está nos deixando sem água desde sábado (21). As pessoas estão apavoradas. Como vamos manter a higiene nessa pandemia?”, disse o morador do bairro Centenário, Gilberto Cardoso. Outro cliente da companhia acrescentou:  “No site da Corsan eles mudam a previsão de retorno de seis em seis horas e só se estende a falta de água. Era para retornar ontem (domingo) final do dia, mas logo mudou para início da noite e depois fim da madrugada. Complicado isso desde sábado de manhã sem água”, alega o sapiranguense morador do bairro Oeste, João Heil. Reclamações de moradores de Campo Bom também chegaram até a reportagem na tarde desta segunda-feira (23).

O número de reclamações ao serviço da Corsan levou a Prefeitura de Sapiranga expedir uma manifestação quanto ao serviço de responsabilidade da companhia gaúcha. Em nota, a Prefeitura reforça que a administração está atenta e sempre solicita com urgência atendimento à população. Ainda explica que o constante desabastecimento ocorre devido ao baixo nível de água do Rio dos Sinos, em função da estiagem. O agravamento da situação é explicada ainda pela queima de bomba do sistema de captação da água.

A Corsan, por sua vez, explica que domingo (22), substituiu uma bomba e hoje (23) está instalando uma nova bomba na captação, a fim de melhorar as condições operacionais de abastecimento nos municípios. A companhia afirma ainda que a estiagem no Estado vem comprometendo a regularidade dos serviços. Técnicos e engenheiros da Corsan estariam no local mobilizados nesta segunda-feira e a promessa é que o fornecimento de água está em processo de normalização. Nos locais situados em zonas altas, à regularização deve ocorrer durante o dia de hoje. Nos hospitais, outros serviços de saúde e em situações especiais o atendimento já está ocorrendo com caminhão-pipa.