Faisal presta contas de 2015 e projeta melhorias

No caminho | Prefeito reúne secretários, que esclarecem futuras ações para 2016 da Prefeitura

Campo Bom – Para tornar ainda mais transparente as ações do seu governo, o prefeito Faisal Karam reuniu seu secretariado nesta semana em uma coletiva de imprensa na Prefeitura. O encontro, que contou ainda com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, serviu para prestar contas das ações desenvolvidas ao longo de 2015 e projetar novas ações em 2016.

Faisal salientou que mesmo com a queda de 3% no ICMS repassado pelo estado ao município, sua equipe conseguiu, através de outras ações, como o programa de recuperação fiscal, resgatar R$ 5 milhões que estavam em situação de dívida ativa junto aos contribuintes.

Outro ponto esclarecido pelo prefeito foi o projeto de tratamento de esgoto captaneado pela Corsan. “As trapalhadas que a Corsan fez ao longos dos dois últimos anos são um ato de muita irresponsabilidade devido à forma de condução”, disse.

O prefeito destacou que as últimas três semanas foram de muitas articulações e que a Corsan obteve da Fepam a Licença de Instalação provisória para as obras. “De forma provisória, o esgoto será levado até a futura Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) entre os bairros São Luiz e Fazenda Leão, em Sapiranga. A Corsan, inclusive, comprou canos que estão depositados no bairro Vila Rica”, disse Faisal.

Secretários destacam encaminhamentos

Cirurgias na área de traumato-ortopedia
Uma das medidas que qualificará o atendimento à população no Hospital Dr. Lauro Reus é a ampliação para 24 horas por dia da especialidade de traumatologia. “Passaremos a atender algumas questões de traumato-ortopedia (joelho e ombros). Até janeiro, teremos uma definição junto com a 1ª Coordenadoria Regional de Saúde de quais os traumas que iremos atender no Hospital”.

Eliane dos Reis projeta obras
A secretária de Educação e Cultura, Eliane dos Reis, revelou que as três escolas que ainda não haviam recebido obras nesta administração, agora, foram contempladas. “Passarão por ampliações e reformas as escolas Dom Pedro II, Aquarela, Otacílio Fauth e Dedinho de Ouro (que funcionam no mesmo prédio). Pedacinho do Céu, Tico Tico, Dona Augusta e Edmundo Strassburger também receberão obras”.

José Orth comenta caso Corsan
O secretário de Meio Ambiente, José Alfredo Orth, esclareceu o projeto de tratamento de esgoto. “É muito mais barato fazer o tratamento do esgoto em Sapiranga do que construir uma ETE em Campo Bom. Estimamos que seja necessário construir uma rede coletora de esgoto até a futura ETE de Sapiranga de cerca de dois a três quilômetros. Os estudos já inciaram”, explica Orth.