Faisal Karam completa 100 dias de mandato como deputado estadual neste sábado

O deputado estadual Faisal Karam (PSDB) completa neste sábado (3) cem dias na Assembleia Legislativa. O deputado esteve em 100% das sessões plenárias, apresentou seis projetos de lei, é presidente da Frente Parlamentar de Obras nas Escolas e atua como relator na CPI dos medicamentos da Covid-19.

 

Neste período, Faisal propôs o projeto de lei que torna permanente o ensino híbrido, online e presencial, nas instituições e redes escolares públicas, privadas, comunitárias e confessionais.

“Este sistema híbrido vem para suprir lacunas, desde cargas horárias, novas tecnologias, novas formações, mas principalmente, um novo aluno frente às exigências do mercado de trabalho e de suas relações”, destaca o parlamentar.

Outro projeto para qualificar o ensino protocolado pelo deputado, torna público em cada escola da rede estadual, mediante fixação em local visível, o resultado do último IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e os resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS), uma forma de oportunizar aos pais e à comunidade escolar, o direito de saber, de maneira objetiva, os resultados da escola. Faisal também propôs o atendimento dos filhos das estudantes que frequentam as escolas da rede estadual, o Mamãe vai à escola e eu também.

 

“Sabe-se que é urgente e possível dar continuidade a escolarização das meninas que engravidam e têm filhos. O projeto ofertará condições de acesso e permanência na escola a essas mamães”, diz o deputado.

Os temas relacionados à educação sempre estiveram no foco do parlamentar. O deputado apresentou a Frente Parlamentar “Obras nas escolas estaduais” com o intuito de debater, analisar e buscar alternativas para contribuir com a qualidade dos espaços. Outra iniciativa, é a Frente Parlamentar “Serviços sociais e de psicologia nas escolas” que tem o objetivo de analisar a situação atual de pandemia e promover um levantamento da necessidade de assistência psicológica e serviços sociais nas escolas. O trabalho busca encaminhar sugestões visando o momento de pandemia e outros temas vividos pela comunidade escolar.

O deputado também protocolou projeto que declara o município de Campo Bom a “Capital Estadual das Ciclovias”. Conforme a justificativa, Faisal ressalta que Campo Bom teve a primeira ciclovia da América Latina, cerca de sete mil metros de extensão, construída em 1977. O parlamentar também destaca a indústria de calçados através da Medalha da 55ª Legislatura onde homenageará, Claudio Ênio Strassburguer, pioneiro na exportação de calçados na década de 60. E propõe o reconhecimento do Largo Irmãos Vettel como relevante interesse cultural, econômico e turístico do Estado.

Com o objetivo de valorizar a contribuição do Povo Árabe ao Estado do Rio Grande do Sul, o deputado Faisal Karam (PSDB) propõe o PL 160/2021 que institui o Dia do Povo Árabe no Estado do Rio Grande Do Sul. A proposta é incluir no calendário de eventos do Estado, a comemoração no dia 18 de agosto, data escolhida para lembrar a atuação pioneira do médico Ivo Abrahão Nesralla, de origem libanesa.

O parlamentar passou a integrar três comissões, a de Cidadania e Direitos Humanos, de Segurança e Serviços Públicos e de Defesa do consumidor e contribuinte.

Além disso, é relator da CPI instaurada para investigar os aumentos dos preços dos medicamentos e insumos utilizados no tratamento dos pacientes da Covid-19 no RS. Ao longo de 120 dias, representantes do setor público e privado serão ouvidos.

Faisal Karam também votou favorável em projetos importantes para o Estado, como a criação do auxílio emergencial gaúcho, a redução de taxas do Detran, ao incentivo à pesquisa e inovação, projeto para atualização do Fundopem e a proibição de corrida de cães no Rio Grande do Sul.