Faça da sua sala de estar um espaço confortável e bonito

Harmonização | Saiba como combinar espaço e decoração no cômodo

De todos os cômodos da casa, talvez seja na sala de estar que as pessoas mais passem seu tempo livre. Seja pela existência de uma televisão no espaço, ou pelo simples fato da sala ser o local padrão para a “reunião” diária da família, ela é uma das peças mais utilizadas nas residências. Por isso, é preciso estar atento para que a sala de estar esteja sempre confortável e com um aspecto agradável para as eventuais visitas.

Há várias maneiras de fazer da sala de estar um cômodo aconchegante e dentro das tendências atuais. Uma dica é misturar estilos no ambiente, como mobiliários e estampas diferentes. Móveis antigos, que sempre têm seu charme, podem combinar com elementos de decoração contemporâneos – sempre cuidando para que a circulação e harmonia do cômodo não seja comprometida, procurando escolher peças proporcionais ao espaço. O sofá é uma peça importante a ser observada: as cortinas e tapetes devem combinar com ele.

Quando a questão é o piso da sala, caso ele esteja desgastado, a indicação é trocá-lo. Porém, se nem o tempo disponível nem o bolso favorecem essa opção, é possível sobrepor o piso com tapetes, que podem ser estampados, ou ainda forrar o ambiente com carpete. O que também pode ser feito é instalar um novo piso por cima do antigo. Se o piso se tratar de tacos e assoalhos de madeira, o que se pode fazer é raspar e aplicar resina, o que deixa o piso com aspecto renovado.

Quem tem casa de dois pisos (ou mais) e a escada fica justamente na sala de estar, também pode aproveitar esse elemento para compor o ambiente de forma harmoniosa. Uma ideia, para os amantes de vinho, é transformar a parte de baixo da escada em uma adega ou, ainda, em um jardim para plantas que não necessitam de muita luz. Também é possível utilizar o espaço como biblioteca, trazendo uma estante feita sob medida para ocupar o local.

Crédito da foto: Gerson Dutra

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664