Extensão da rua Elis Regina recebe asfaltamento em Sapiranga

Sapiranga – Um importante acesso entre bairros está prestes a ser finalizado em Sapiranga. Nesta semana, o trecho de extensão da rua Elis Regina recebeu o asfaltamento. A obra, além de facilitar a vida dos moradores dos arredores, foi planejada para ser uma via alternativa. O objetivo é que os moradores do bairro Floresta e parte do São Luiz possam utilizar a rua Elis Regina como trajeto no sentido Centro – bairros e RS-239, ajudando a desafogar o trânsito na Avenida Presidente Kennedy.

O primeiro passo foi abrir o acesso entre as ruas Ernesto Antônio de Paula e Elis Regina o que aconteceu ainda em 2021. Depois foi realizada uma etapa fundamental de implantação de galerias pluviais, já que um arroio passa por aquele trecho. No projeto inicial, o aterro previsto – para nivelar a rua e proteger as galerias – seria feito com terra argilosa, que é comum para esse tipo de trabalho. No entanto, as fortes chuvas no período de inverno mostraram que o solo era muito arenoso e, mesmo aterrado, não ficaria ideal para receber a pavimentação. Então, uma adequação foi necessária e o aterramento foi feito com pedregulhos de rejeitos da saibreira municipal. Conforme o secretário de Planejamento e Mobilidade, Maurício Regla, essa foi uma alternativa para que a obra não sofresse mais atrasos, o que aconteceria em caso de revisão total no projeto e contrato com a empresa responsável.
E, agora, nos primeiros dias de fevereiro, a capa asfáltica começou a ser implantada no trecho.

Trânsito liberado
Conforme orienta o secretário Regla, o asfalto não é o final da obra. A via ainda recebe a pintura horizontal, que são as sinalizações da pista, e também as sinalizações verticais, como as placas de trânsito. As calçadas, nos dois lados da rua, também recebem as pinturas e adequações necessárias nos próximos dias. O local já recebe o tráfego de alguns veículos e também pedestres, desde o final do ano quando o aterramento foi concluído. Com a finalização de todas as etapas, o trecho deve receber um fluxo ainda maior e atingir o objetivo de via alternativa.