Exposição fotográfica traz o dia a dia e a importância da agricultura familiar para Sapiranga

Sapiranga – A agricultura familiar vem, pouco a pouco, sendo reconhecida como grande fonte de desenvolvimento econômico da nossa região. Com o objetivo de apresentar o dia a dia e a importância que a “colônia” tem na economia da cidade, o pesquisador Everton Passini, em parceria com a Sagitários Fotografia e com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Sapiranga, está realizando a exposição fotográfica “Nossa Sapiranga: Vida na Colônia”.

A exposição traz fotos e informações a respeito da agricultura familiar em nosso município. São retratos do dia a dia de nossos agricultores, que produzem o alimento que vai parar em nossas mesas. A Feira do Agricultor de Sapiranga também é retratada, além das comidas típicas que vieram com os primeiros imigrantes e marcam a culinária da nossa região.

Os painéis foram expostos pela primeira vez durante a festa dos 65 anos de Sapiranga, na Casa do Imigrante, que também tem como objetivo trazer a nossa cultura para o centro da cidade. Também foi produzido um livro com as imagens e os dados levantados, que foram distribuídos aos visitantes.

Dados comprovam a relevância

Muitas vezes não damos a devida importância para os pequenos agricultores, que estão próximos a nós. Dessa forma, Everton realizou um pesquisa que demonstra as seguintes dados:

Segundo a ONU, 80% dos alimentos do mundo são produzidos por agricultores familiares em apenas 20% das terras.

Em Sapiranga, há um crescimento de 20 a 25% na produção anual graças a incentivos do poder público municipal em estradas, equipamentos e profissionais tecnicos especializados.

No nosso município as culturas que mais se destacam são: hortifrutigranjeiros, extração de madeira, psicultura, apicultura, agorindustria de oprigem animal e vegetal, e carvão vegetal.

Exposição estará na Feira do Agricultor durante este mês e será itinerante

Everton Passini conta que foram cinco meses de pesquisas e preparação para a realização da exposição que estará todas as quartas-feiras e sábados na Feira do Agricultor de Sapiranga, durante um mês.

Everton ainda explica que o material produzido será distribuído também nas escolas do município.

Foto: Sagitários Fotografia.