Exames de câncer de próstata avaliam saúde do homem

Região – Os homens vão menos ao médico do que as mulheres. Em Campo Bom, de maio até o final de setembro, dos 5.200 exames pré-câncer realizados no município, somente 1.822 foram em homens. 
Em novembro, é a vez de chamar a atenção para a importância da realização de exames de câncer de próstata, única maneira de se prevenir do câncer e que deve ser realizado anualmente, a partir dos 45 anos.
O câncer de próstata é uma doença silenciosa e sem sintomas na fase inicial, o que faz muitos homens acreditarem que não precisam realizar o exame.
Em todo o Brasil, há mais de 60 mil novos casos de homens diagnosticados com câncer de próstata sendo identificados a cada ano. Em Nova Hartz, os novos casos anuais são de aproximadamente 11 homens.
Ônibus chama a atenção
*Em Campo Bom, há uma forte campanha de conscientização para que os homens tenham mais cuidado com a saúde. Um ônibus azul e branco, identificado com o laço azul, símbolo da campanha Novembro Azul e com a frase “Não importa o homem que você é. Seja o homem que cuida da sua saúde”, está circulando na linha Quatro Colônias/Imigrante e mostrando a importância da realização do exame de câncer de próstata.
*Segundo o secretário de Saúde de Campo Bom, Jerri Moraes, é raro ver homens sendo atendidos até mesmo nos postos de saúde. Ele ressalta que a ação busca incentivar o público masculino a realizar também outros exames, como testes de HIV, sífilis e hepatite.
60 mil casos
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. O instituto considera câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos. Segundo o Inca, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o que mais prevalece em homens, representando 10% do total de cânceres.
“Faz parte da vida”
O aposentado Arlindo Backes, 75 anos, realizou a cirurgia do câncer de próstata em setembro e comemora a superação da doença. “Faço exames desde 2005. Quando descobri que havia uma alteração e a doença foi diagnosticada, foi uma surpresa, pois nunca senti nada”, conta. O paciente relata que chegou a fazer encaminhamento particular para a cirurgia, mas que não estava tendo clareza de quanto iria gastar, então conseguiu agendar através da Prefeitura de Araricá e o processo teve curto tempo de espera. “O exame é simples e falo isso para todos os meus amigos que têm receio”.
Mais exames
Em Araricá, o número de homens que realizaram o exame PSA (Antígeno Prostático Especifico) cresceu de 2013 para este ano. Durante todo o ano passado, 203 homens realizaram o exame, e em 2014, até então, 283 exames foram realizados.
Em Sapiranga, 587 homens, somente em 2014, demonstraram a preocupação com a sua saúde, realizando o exame de PSA. “Temos a expectativa que a cada ano mais homens procurem saber como está sua saúde”, disse o secretário de Saúde, Emerson Leite.