Ex-vereadores ajudaram a construir a história de Sapiranga e relembram os principais momentos de seus períodos

Sapiranga – O município de Sapiranga completa 64 anos, de uma rica história em termos culturais, sociais e econômicos, que faz a cidade ser um exemplo para toda região e o estado.

Mas, para ajudar a construir a sua trajetória, diversos políticos já passaram pelo seu comando, com importantes cargos e decisões a serem tomadas. E alguns desses, foram José Carlos Dri e Valderi Soarez, que foram vereadores em uma época fundamental para o desenvolvimento da cidade.

José Carlos Dri é natural de Sapiranga, advogado por formação, foi vereador em sua cidade natal, de 1989 a 1992. Em seu último ano como político, exerceu função de presidente da câmara.
Desde muito cedo, já demonstrava uma afinidade pelas questões políticas, pois na época da universidade onde cursava direito, participava de grupos sobre essas questões, até após entrar no PMDB.

Nesse período que esteve como vereador de Sapiranga, enfrentou algumas dificuldades, mas com muito trabalho e dedicação realizou procedimentos para a cidade evoluir.

Já Valderi Soarez, assim como José Dri, também se formou em direito, porém exerceu a função como político no município por muito mais tempo, de 1989 a 2004.

Nessa longa trajetória, nunca deixou a advocacia de lado, que conciliava com as suas atividades como vereador. Por toda essa experiência, conhece a cidade das rosas como poucos e considera que o município teve dois momentos distintos.

Advogados, vereadores e sapiranguenses, eles contam ao lado detalhes da época como políticos do município.

José Carlos Dri

José Carlos Dri contou que no período como vereador a política estava agitada.

“O período que eu fui vereador em 89 a 92, foi o período mais rico e efervescente na política de Sapiranga, principalmente pela má administração da cidade na época”. Dri tem um certo receio quanto a políticos que permanecem muito tempo no poder. Para ele, no cargo legislativo deve haver uma reeleição e no executivo, um mandato apenas. Em sua visão, a habitação era um dos aspectos negativos que a cidade possuía em sua época, mas que foi solucionado, com estratégias pelos líderes políticos. O munícipio em geral está bem, porém, José Dri afirma que Sapiranga tem que valorizar ainda mais a sua cultura. “Me encanta ir a Campo Bom e ver a sua cultura preservada. Dois Irmãos também possui uma cultura linda. Sapiranga tem potencial e pode valorizar mais as suas raízes”, sugere.

Valderi Soarez

Valderi Soarez foi vereador por um longo período e em uma época diferente para o município.

“Ser vereador 30 anos atrás era outra coisa, pois Sapiranga era bem menor. E tinha uma vantagem, os empregos na cidade estavam plenos. Porém, por causa da crise brasileira, a economia da cidade foi afetada”, afirma Valderi.

Na política, trabalhou muito no aspecto da educação, com a qualificação do ensino do município, pois recorda que no seu primeiro mandato, existia apenas uma escola de ensino médio na cidade. O abastecimento de água era uma constante dificuldade, com isso, foi duplicado a quantidade que vinha da adutora de Campo Bom. De 2000 até agora, para Valderi Soarez a cidade evoluiu muito, em aspectos de saúde, educação, limpeza e com as pavimentações realizadas. Atualmente, Valderi exerce a sua função de advogado. Para ele, a sua missão na política da cidade já foi cumprida, com o futuro pertencendo a nova geração.

Texto e fotos: Diego Moraes