Ex–vereador de Nova Hartz tem vida simples após deixar a política

Sem luxo | Rodeado por uma área verde, Toninho Cearense se dedica ao cultivo de hortaliças e ao cuidado de um filho especial
Araricá – De vereador mais votado em Nova Hartz na eleição de 2004 para o completo distanciamento da vida pública e política. Este é Antônio Itamá Rodrigues, 50 anos, cearense de coração (chegou ao Rio Grande do Sul em 1985), mas que não esconde as razões que o trouxe até o estado: a curiosidade. “Tinha curiosidade de conhecer essa região”, revela Toninho Cearense, como é conhecido em Nova Hartz e em Araricá (onde reside atualmente).
Sem saber o local exato da sua moradia, a reportagem foi até Araricá em busca de Toninho. A única referência era de que morava na Rua Martim Raschke, no bairro da Canoa. Ao entrar na rua, um grupo de moradores conversavam próximo da calçada. “Onde mora o Toninho Cearense?”, perguntamos. “Toninho? Não sabemos”, diseram. Mais alguns metros, um cidadão capinava a frente da sua residência. “O Toninho Cearense mora por aqui”? Um homem, de aproximadamente, 60 anos respondeu. “Continua subindo a rua. Quando avistar uma cadeira de rodas em uma casa de madeira, é nesta casa que o Toninho mora”, disse o simpático senhor.
Mais alguns metros, próximo da área da sua humilde residência, lá estava Toninho Cearense. Esqueça a caricatura do político tradicional com terno, gravata, paletó e sapatos limpos e brilhantes. “O senhor é o Toninho Cearense?” Sem titubear, ele respondeu. “Sim, eu mesmo”. Bingo! A rua onde mora o ex-vereador é estreita e íngreme. A sua casa é um chalé de madeira simples. “Bom dia, Toninho! Você foi ex-vereador em Nova Hartz, correto”? Meio desconfiado, respondeu: “Sim, fui”. Mostrando preocupação com a visita inusitada – até então, Toninho só havia participado de entrevistas em rádios, mas entrevista para jornal era a primeira vez – ele logo abriu uma cadeira de praia e pediu para o repórter sentar.
Em frente do chalé de Toninho estava uma bicicleta. “Tá vendo aquela bicicleta? Eu fiz campanha para vereador com ela”, tratou de explicar. Foi o gatilho para acender o primeiro de cinco cigarros que acabou fumando ao longo de pouco mais de uma hora de conversa com o Jornal Repercussão.
Notícias falsas
O Jornal Repercussão procurou Toninho em razão de um boato que um arariquense tem espalhado na internet. “Andaram escrevendo que estou passando necessidade e que meus filhos passam fome. Isso é mentira”, disse. Toninho não escondeu estar magoado pelos fatos que circulam no Facebook e logo revelou os segredos para não deixar faltar nada para seus dois filhos.
Plantio de hortaliças e temperos viram renda
Era por volta do meio-dia quando a entrevista começou. Simpático, Toninho pediu para o filho Mateus J. L. M. Rodrigues, 17 anos, servir um copo de refrigerante para o repórter. “Recebo uma pensão do meu filho acamado. Também vendo as hortaliças e temperos que planto aqui na minha propriedade, sem contar os produtos de limpeza artesanais que produzo e que também ajudam na renda. Não passo necessidades”, revela.
Questinado sobre as razões que o afastaram da vida política, Toninho explicou. “Fui um vereador que trabalhava para o bem do povo. Ajudei a trazer a agência da Caixa Econômica Federal, lutei pela instalação do Cartório Notarial. Mas, a grande polêmica foi a instituição da Cobrança de Iluminação Pública (CIP). No dia da votação, acabei me abstendo”, recorda. 
Toninho mantém receio de falar em sua volta à vida pública. “Me desiludi muito. Não pretendo voltar a concorrer. Pelo menos, no momento não. Meu sonho maior agora é ver meu filho (Mateus) ingressar na faculdade e se formar. Esse é o meu desejo”, desconversa.