Ex-secretária Tanara Werb fala após pedir exoneração da Ação Social de Araricá

Araricá – A professora Tanara Werb, que ocupava o cargo de secretária de Ação Social até o mês de julho, falou sobre o seu pedido de exoneração do cargo. “Saí por falta de apoio administrativo e financeiro para os trabalhos e atendimentos assistenciais”, revelou.

Entre outras questões, Tanara declarou que um gestor para encarar a crise financeira nacional que o país, estados e municípios vivem é necessário, acima de tudo, gerenciar bem a receita própria. “Além disso, é necessário buscar e fomentar parcerias e trazer investidores para criar empregos e gerar renda aos cidadãos”, avaliou Tanara, lembrando que é necessário ainda equilibrar o número de funcionários sob a tutela da administração. “Esse é o ponto principal. Penso que o prefeito além de ser o gestor, ele é o responsável por administrar o orçamento e serviços públicos. E isso só será possível com planejamento, com metas e supervisão. Percebo que Araricá está carente de um olhar para dentro da nossa comunidade e é necessário ouvir, urgentemente, os anseios e apelos das pessoas, buscando solucionar problemas que encontram-se hoje no nosso município, como na geração de empregos, falta de medicamentos, entre outras necessidades”, pondera Tanara, citando que, por muitas pessoas estarem sem renda, a situação força o acolhimento destas pessoas nas ações dos órgãos públicos e em suas próprias estruturas. À frente da secretaria, Tanara lamentou, apenas, não ter conseguido ampliar a concessão de auxílios às famílias cadastradas. “A falta de recursos acabou, substancialmente, diminuindo esses investimentos”, destaca.

Realizações da Ação Social

Entre as principais ações lideradas por ela à frente da secretária estão: regularização burocrática e adequação dos serviços em rede, promoção de cursos gratuitos à comunidade em parceria com o Senar e Aamic, suporte aos conselhos municipais, Plano Municipal de Atendimento Sócio-Educativo, oficinas de fortalecimentos de vínculos, Projeto Mãos que falam, Programa Família Acolhedora, Festa da Criança, Melhor Idade em Festa, Natal das Azaleias e o Araricá em Ação.