Ex-prefeito Remi Zimmer relembra período de contribuição na vida pública

Por Cássios Schaab

 

Entre 1964 e 1983, Remi Zimmer foi um dos personagens da vida política de Sapiranga. Neste período, exerceu um mandato de vereador, um mandato de vice-prefeito e um mandato de prefeito. Hoje, aos 85 anos, Zimmer lembra com carinho do tempo (dos seis anos) que liderou a prefeitura e contribuiu para o desenvolvimento de Sapiranga. “Era uma época que a cidade vivia o pleno emprego. As empresas chegavam a premiar os funcionários que indicavam amigos e parentes porque faltava mão de obra, inclusive na prefeitura não haviam interessados em fazer concurso público, já que a indústria era mais atrativa”, destaca.

Entre as realizações de seu mandato, a área de infraestrutura é uma que Zimmer destaca entre as mais significativas. “Obras importantes foram feitas no período, tanto na zona urbana como na rural. A construção do Parque Municipal do Imigrante eu destaco como a mais significativa na zona urbana e a eletrificação de toda a zona rural também foi concretizada nesse período”, pontua.

A parceria entre o Poder Público e a comunidade para definir os rumos da cidade também é uma das lembranças positivas que Remi tem dos tempos de prefeitura. “Era um período de muita colaboração da indústria e do comércio. Não haviam cobranças desnecessárias, já que sempre nos reuníamos com os líderes industrias, com a comunidade e os vereadores para dirigir o progresso da cidade, elegendo as prioridades a serem executadas”.

Remi também expressa o que entende ser fundamental nos dias atuais. “Não é uma sugestão e nem um recado, mas, sim, um desejo. Peço que a prefeita Carina e os vereadores dirijam o progresso da cidade”, expressa. “O imediatismo, às vezes, é necessário, mas em outras oportunidades é prejudicial. O progresso e o planejamento precisam andar no mesmo passo ou a frente do imediatismo para que a comunidade seja sempre bem assistida e tenha qualidade nos serviços que necessita”, finaliza. O mandato de Remi Zimmer como prefeito de Sapiranga iniciou em 1º de fevereiro de 1977 e encerrou em 31 de janeiro de 1983. Antes disso, foi vereador entre 1964 e 1968 e vice-prefeito entre 1973 e 1976.