“Evitar agrotóxicos, cuidar da terra, é algo que temos no DNA”

Feira, que ocorre todas sextas-feiras, atrai a comunidade que procura alimentação mais saudável - Fotos: Henrique Ternus

Sapiranga – Ter a possibilidade de adquirir produtos orgânicos, semanalmente, em uma feira de produtores orgânicos da cidade é um privilégio que o sapiranguense já tem há quase oito anos. A Feira dos Orgânicos, que acontece toda sexta-feira, no pavilhão do Agricultor, localizado no Centro, é uma conquista que nasceu de longas conversas e o amadurecimento da ideia entre os agricultores e a Emater.

Em Sapiranga, uma família já foi certificada como produtor orgânico e outras famílias estão no processo de certificação por auditoria, o que permite ao produtor chegar em mercados muito maiores para a venda dos seus produtos.

Em Sapiranga, um dos grupos que produz, vende e distribui os orgânicos é a Associação EcoFerrabraz, que nasceu da Organização de Controle Social Orgânicos Encosta da Serra Sul Ferrabraz, criada em 2009, por um grupo informal de agricultores motivados em ampliar conhecimentos e buscar tecnologias para produção orgânica e venda dos produtos. A certificação dos alimentos orgânicos é emitida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com acompanhamento e fiscalização semestral feita por um técnico, consumidores e produtores cadastrados.

Fábio Dias, um dos produtores orgânicos que faz parte da associação EcoFerrabraz, explica que o objetivo da produção orgânica é levar um produto mais saudável para a população. “As pessoas se alimentam muito mal, então levamos um produto que leva saúde para a comunidade. Os produtos orgânicos têm mais nutrientes, mais minerais, e não prejudicam o meio ambiente, pois não usa agrotóxicos. Atuamos muito forte na preservação do meio ambiente também, pois cuidamos do solo, da água, tratamento de esgoto, tudo temos que realizar conforme nosso plano de manejo. Além disso, o grupo realiza cursos, também, de técnica de produção de orgânicos”, explicou Fábio.

Produtos orgânicos fazem parte da família

Na propriedade da família Kronbauer, Ivanir e a filha, Leila, plantam, em um espaço de cerca de dois hectares, diversas culturas como tomate, mirtilo, aipim, batata-doce, moranga, abóbora, milho, abobrinha, banana, morangos e cebola. “Sempre plantamos sem usar agrotóxicos, porque sabemos que é muito utilizado e não queremos isso para nós. Foi em setembro de 2018 que fui à primeira reunião com produtores orgânicos. Hoje estamos no processo de certificação da nossa produção”, explica Leila. A família Kronbauer faz parte da Associação EcoFerrabraz, e leva para a feira tudo o que colhe na semana e entrega nas casas dos clientes que encomendam. Leila conta também que a família ainda está em processo de certificação como produtor orgânico, o que vai permitir aos Kronbauer, a partir da auditoria, chegar em mercados muito maiores para venda dos seus produtos.