ETE Passo da Cruz está pronta para começar a operar em Sapiranga

Foto: Arquivo JR

Sapiranga – Inaugurada em dezembro de 2018, a Estação de Tratamento de Esgoto Passo da Cruz é uma importante ferramenta para a infraestrutura da cidade. Quando a estação, que tem capacidade de tratar 50 litros de efluentes por segundo, estiver em pleno funcionamento, poderá atender até um terço das residências do município.

 

A obra faz parte de um planejamento que está próximo de completar 20 anos. No final de 2021, um importante passo foi dado, o sistema da ETE foi concluído e mais de 500 imóveis foram notificados para fazer a ligação com a rede. O prazo para que os proprietários solicitem a vistoria e peçam a ligação do tratamento de esgoto ainda está vigente.
São até 120 dias para que o proprietário do imóvel tenha vantagens como descontos e prazo maior para o início da cobrança, que é obrigatória. A tarifa pela disponibilidade da rede de esgoto, prevista na lei do Saneamento desde 2007, foi regulamentada. Os imóveis situados em rua que possui rede de esgoto em operação, mas que não estejam conectados passarão a pagar pela disponibilidade automaticamente.
Mesmo pedindo a ligação, depois que a tarifa já está vigente, é possível um desconto de até 50%.

Convênio foi assinado há 18 anos e, entre outros empecilhos, a obra sofreu ato de vandalismo
O projeto da ETE surgiu no ano de 2004, quando foi assinado o convênio entre o município de Sapiranga e a Funasa – Fundação Nacional de Saúde.
As obras iniciaram em 2008, após a aprovação por parte da Funasa e da Corsan, e seguiram ininterruptas até 2010. Neste mesmo ano, porém, a obra precisou ser paralisada e sofreu um ato de vandalismo, por pessoas que atearam fogo em parte da estação e em todos os seus componentes mais caros, danificando 80% da estrutura que já estava construída.
Somente em 2013, foi possível a retomada dos trabalhos no local para que o projeto fosse concluído.

Benefício ambiental e financeiro
A tarifa paga pelo esgoto ligado à rede é menor do que a tarifa pela disponibilidade (que é obrigatória), portanto, é mais vantajoso para o usuário, que está em uma rua que tem a rede, realizar os procedimentos para a ligação.
Além da questão de custos a longo prazo, uma residência com o sistema correto de saneamento é valorizada no mercado imobiliário, já que atende a exigências sanitárias da maioria dos financiamentos.
Outro ponto, que é primordial, mas muitas vezes acaba esquecido, é a responsabilidade ambiental. O tratamento de esgotos é um recursos importantíssimo para a qualidade de vida da população e para a preservação dos recursos naturais como rios e lençóis freáticos.