ETE Passo da Cruz é entregue e Sapiranga projeta avançar mais

Sapiranga – Após um intenso trabalho para recuperar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que no ano de 2010 foi atacada por vândalos que destruíram 80% das obras concluídas, a prefeita Corinha Molling inaugurou na sexta-feira (14), a obra da ETE Passo da Cruz e Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE) São Luiz. Em breve, 1/3 das casas da zona urbana de Sapiranga terão esgoto tratado, o que trará mais saúde e qualidade de vida para os sapiranguenses. Estão inclusos nesta fase os moradores dos bairros Sete de Setembro e parte do São Luiz. A ETE tem capacidade para receber 50 litros por segundo, sendo ela um módulo de um total de três que atenderão futuramente toda a cidade.

A prefeita Corinha relembrou o quanto foi difícil concretizar este sonho. “Não foi fácil e muitas vezes eu me ajoelhei e pedi a Deus que desmanchasse os nós que impediam esta obra de seguir. E para Deus o impossível é possível e hoje estamos aqui inaugurando esta obra, que iniciou lá em 2004 na gestão do deputado Renato Molling. O deputado foi visionário ao comprar 50 hectares de terra para tratar essa água e devolver mais límpida para o rio. E aqui está uma grandiosa obra para a comunidade sapiranguense. Essa obra vai trazer saúde e qualidade de vida para nossos moradores. Um dia a superintendente da Funasa, Karla Rech, me disse que Sapiranga era a menina dos olhos da Fundação. E eu fiquei muito feliz”.

HISTÓRICO PERCORRIDO PELA ETE

O projeto da ETE surgiu no ano de 2004, na gestão do então prefeito e hoje deputado federal Renato Molling, quando foi assinado o convênio entre o Município de Sapiranga e a Funasa.

As obras iniciaram em 2008, após a aprovação por parte da Funasa e da Corsan, e seguiram ininterruptas até 2010. Neste mesmo ano, porém, a obra foi interrompida.

A obra foi retomada em 2013, após diversos contatos e reuniões realizadas. A prefeitura acertou as prestações de contas e assumiu, junto com a Corsan, a reforma da ETE, com recursos do Fundo de Gestão Compartilhada.

A ETE Passo da Cruz foi totalmente recuperada e concluída, assim como a estação elevatória da São Luiz.

Texto e Foto: Deivis Luz