ETE é entregue, provisoriamente, à Corsan em Sapiranga

Sapiranga – Ocorreu na última semana em Sapiranga a entrega provisória da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro São Luiz à Companhia Riograndense de Saneamento, a Corsan. A entrega foi oficializada pela prefeita, Corinha Molling, que recebeu em seu gabinete o superintendente da Corsan Sinos, Alberto Carlos Paganella e o gestor da Unidade de Saneamento em Sapiranga, Nelson Jacó Boniatti.

” O vandalismo na ETE no ano de 2012 ocasionou o atraso em todo o sistema de tratamento de esgoto previsto. O recurso junto a FUNASA quase foi perdido, pois a Fundação exigiu a recuperação da Estação de Tratamento de Esgoto. Com isso, precisamos fazer uma força tarefa e conseguimos junto ao FGC o recurso para a reforma da ETE, que agora está recuperada. Sapiranga vai ganhar em saúde pública”, destacou Corinha.

A reunião ainda contou com a presença dos secretários municipais Carlos Maurício Regla (Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade) e Simone Melo (Fazenda).”A próxima etapa já está em fase de conclusão da EBE (Estação de Bombeamento de Esgoto) localizada no Loteamento Vitória, bairro São Luiz. Vale ressaltar que para a Corsan operar definitivamente a ETE, as estações de bombeamento (no bairro Sete de Setembro, executada pela Corsan e no bairro São Luiz, pela Prefeitura) devem estar concluídas, além de algumas residências também estarem interligadas à Estação de Bombeamento no bairro Sete de Setembro ”, destaca Regla.

A obra de recuperação da ETE custou R$930.221,32, verba aprovada pelo Fundo de Gestão Compartilhada, entre Prefeitura e Corsan.
Inicialmente serão atendidos o bairro 7 de Setembro e parte do bairro São Luiz.

Foto: Prefeitura de Sapiranga