Etapa escolar da FEMINT ocorre até sábado, em Sapiranga

Sapiranga – Iniciou nesta quarta-feira, 7 de agosto, e segue até o próximo sábado, 10 de agosto, as etapas escolares da Feira Municipal Integrada de Sapiranga – Ciência, Tecnologia e Conhecimento (Femint), edição 2019. A feira é promovida pela Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro no Ginásio Nenezão.

“Tenho um carinho especial pela Femint, pela oportunidade que ela promove para os alunos mostrarem seu potencial de conhecimento científico que desenvolvem em nossas escolas”, destaca a prefeita Corinha Molling.

Nesta etapa interna dentro das instituições, as escolas de ensino fundamental e educação infantil da rede municipal de Sapiranga estão abrindo à comunidade o espaço para conhecerem as pesquisas desenvolvidas por seus estudantes durante o primeiro semestre letivo.

Com foco na investigação e desenvolvimento de habilidades relacionadas ao pensamento crítico e científico, a Femint estimula a realização de pesquisas nas diferentes áreas do conhecimento, mobilizando jovens pesquisadores desde a Educação Infantil a construírem conhecimento a partir de um novo olhar frente ao mundo, valorizando as vivências cotidianas e a participação ativa desses jovens como protagonistas em suas aprendizagens.

A partir da etapa escolar são direcionados os melhores projetos para concorrerem uma vaga na etapa municipal da Femint, entre as 60 vagas para a Mostra de Educação Infantil e as 80 disputadas vagas para Ensino Fundamental e Médio.

Inscrições para FEMINT

Após o término das etapas escolares da Femint, ocorre o processo de inscrição dos trabalhos para participar da mostra em setembro. As inscrições para a etapa municipal da Femint acontecem de 12 a 16 de agosto exclusivamente no site www.femint.sapiranga.rs.gov.br

Parceria com feiras nacionais

Em sua 5ª edição, a Femint se consolida como um importante evento de cunho científico e pedagógico, sendo feira afiliada às duas maiores Feiras de Ciências do Brasil: a Mostratec Júnior, promovida pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo, e a FEBRACE, promovida pela Universidade Federal de São Paulo – USP, em São Paulo, credenciando os melhores projetos de alunos da rede municipal para participarem dessas feiras.

Cronograma etapa escolar da FEMINT:

Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) – manhã, tarde e vespertino

07/08 – EMEF 28 de Fevereiro e EMEF La Salle;

08/08 – CME Ayrton Senna – UEF, CME Érico Veríssimo – UEF, EMEF Floresta, EMEF Pastor Rodolfo Saenger, EMEF Rubaldo Emílio Saenger, EMEF Oscar Felix da Silva;

09/08 – EMEF Anita Lydia Wingert, EMEF Maria Emília de Paula, EMEF Maria Ruth Raymundo, EMEF Waldemar Carlos Jaeger, EMEF 1º de Maio;

10/08 (apenas pela manhã) – CME Dr. Décio Gomes Pereira – UEF, EMEF São Carlos, EMEF Theno Strassburger.

Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) – horário dentro da rotina de cada escola

08/08 – EMEI Sete Anões;

09/08 – EMEI Leopoldo Sefrin (16h às 19h30min), EMEI Bambolê (junto à Feira da EMEF Anita Lydia Wingert), CME Dr. Décio Gomes Pereira – UEI;

22/08 – CME Érico Veríssimo – UEI;

30/08 – CME Ayrton Senna – UEI;

02/09 – EMEI Dona Lindu;

13/09 – EMEI São Luiz.

 

Fonte e foto: Prefeitura Municipal de Sapiranga