Estudantes unidos em um só tom musical

Sapiranga – Através dos projetos Violão nas Escolas e Amigos da Música, implantados para desenvolver a prática de atividades musicais na rede municipal, foi promovida pela Secretaria Municipal da Educação (SMED), a 1º Mostra de Música Estudantil, realizada na terça-feira (19), e que reuniu mais de 500 alunos no Centro Municipal de Cultura Lúcio Fleck. 
Com base na Lei 11769/2008, da Resolução Nº 18/2013, de 25 de setembro de 2013, por meio do Conselho Municipal de Educação, foi regulamentada a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica municipal, que atende ao princípio de que música pode auxiliar no desenvolvimento do aluno.
O Projeto Político Pedagógico de cada instituição do município exige que a música esteja entre os conteúdos da disciplina de Artes. A música nas escolas tem como meta proporcionar a criatividade e a integração dos alunos.
*Quem orienta
Foi criado o projeto Musicalidade na Escola. Os professores da rede de Educação Infantil e Fundamental foram orientados pela professora Mônia Kothe.
* Resgate histórico
A inclusão da música nas escolas foi criado através do Projeto Político Pedagógico. Foram realizadas reuniões com a coordenação pedagógica de cada escola.
*Intenção da proposta
O objetivo do projeto não é formar músicos, mas desenvolver a autonomia, a socialização e autoconhecimento dos estudantes com o auxílio da música.