Estudantes que desejarem poderão suspender o pagamento de parcelas do FIES

Fonte: Agência Brasil

País – O governo publicou medida que permite aos estudantes que possuam financiamento através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), e que estejam na fase de utilização, carência ou amortização, que suspendam o pagamento de parcelas enquanto durar o estado de calamidade pública, decretado pela pandemia de Covid-19.

O estudante que tiver interesse na suspensão das parcelas deve se manifestar junto ao banco, até dia 31 de dezembro. A medida vale para os contratos que estavam em dia com o pagamento antes de 20 de março, data em que foi decretado o estado de calamidade.

Podem ser suspensas até duas parcelas para os contratos em fase de utilização ou carência (referente aos juros trimestrais para contratos feitos até o 2º semestre de 2017) e de quatro parcelas para os contratos em fase de amortização, dos estudantes que já concluíram o curso. O governo federal poderá prorrogar esses prazos.

Não serão cobrados juros ou multa por atraso de pagamento sobre as parcelas suspensas. Os valores serão incorporados ao saldo devedor do contrato do estudante, nos termos e condições contratados.